Poupatempo ultrapassa a marca de 100 milhões de atendimento

Governador Alckmin participou da comemoração realizada em Cidade Tiradentes, Zona Leste da Capital

seg, 10/01/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo


Em sete anos de existência o programa Poupatempo ultrapassou a marca de 100 milhões de atendimento, com aprovação de 99% dos usuários, de acordo com a pesquisa Ibope Opinião realizada em dezembro passado. O governador Geraldo Alckmin participou da comemoração simbólica na qual entregou a carteira profissional para o estudante César Augusto Pellicciotti, 16 anos. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 10, em Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da capital paulista que concentra mais de 190 mil habitantes, segundo o censo de 2000.

Alckmin ressaltou que o número de pessoas atendidas é mais que a metade da população brasileira, e corresponde a três vezes o número de habitantes do Estado (38 milhões de pessoas). Para o governador, a pesquisa do Ibope, realizada pelo quarto ano consecutivo junto ao público, vem endossar a qualidade, eficiência e rapidez dos serviços ofertados pelo programa.

“O Poupatempo virou sinônimo de qualidade no serviço público.” Para tanto, comentou, o Governo vem focando investimentos em tecnologia e na capacitação dos funcionários. Em 2004, o Estado aplicou mais de R$ 50 milhões nesta área. “O governo eletrônico é um trabalho que não aparece mas é essencial na modernização do serviço público. Por trás do atendimento à população, há toda uma rede alta tecnologia e para isto, os funcionários precisam estar treinados para atender bem o usuário”, disse Alckmin.

Para atender cada vez mais as demandas da população, o Governo lançou há três meses, o Poupatempo Móvel. Um caminhão percorre os bairros periféricos da Capital, possibilitando que as pessoas utilizem os serviços mais essenciais como emissão de carteira de trabalho, RG, CIC, entre outros documentos. Na próxima segunda-feira, dia 17, a carreta móvel estará no bairro de Itaim Paulista, também na Zona Leste, onde permanecerá por duas semanas. O Governo estuda a possibilidade de estender o atendimento itinerante para cidades do Interior que ainda não tem o seu Poupatempo.

Comprovando o índice de aprovação pela população, o porteiro Francisco Guedes, 49 anos, aproveitou o dia de folga para tirar a segunda Carteira de Trabalho. Em 30 minutos, o novo documento ficou pronto.

Ele destacou que o fato de haver uma unidade móvel percorrendo os bairros da periferia facilita muito a vida das pessoas. “Vim a pé da minha casa até aqui. Se não tivesse esse posto teria que gastar dinheiro com condução para ir até o Poupatempo Itaquera, onde há mais pessoas para serem atendidas.”

Dos dez postos do Poupatempo na Capital, o de Itaquera é o que recebe o maior número de pessoas. Em 2004, prestou atendimento médio diário a 13 mil pessoas. Em segundo e terceiro lugares, no número de atendimentos realizados, aparecem os postos de São Bernardo do Campo e da Sé.

Valéria Cintra

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