Poupatempo São Bernardo do Campo comemora um ano de funcionamento e mais 2,5 milhões de atendimentos

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sex, 21/06/2002 - 16h04 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São Bernardo do Campo completa, no dia 23 de junho, um ano em funcionamento. Desde a sua inauguração já foram realizados mais de 2,5 mil atendimentos. Atualmente, o Posto realiza em média 10 mil atendimentos por dia.

O Posto São Bernardo do Campo foi o primeiro Poupatempo implantado na Região Metropolitana de São Paulo, para atender, além de São Bernardo, também os cidadãos de municípios vizinhos como Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Para a implementação do Poupatempo São Bernardo – o sétimo do programa Poupatempo – foi realizada uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. A iniciativa inovadora possibilitou a reunião de órgãos da esfera municipal e estadual, em um mesmo local, disponibilizando mais de 400 serviços públicos à população.

Neste um ano de operação, o órgão líder em atendimento do Poupatempo São Bernardo do Campo foi o Banco Nossa Caixa, responsável pelo recebimento de todas as taxas geradas pelos órgãos e empresas do Posto. Da inauguração do Poupatempo até o final do mês de maio, a Nossa Caixa realizou mais de 675 mil atendimentos. Na segunda colocação, com mais de 284 mil atendimentos, ficou a Secretaria de Finanças do Município de São Bernardo, que entre outros serviços, atualiza os dados do contribuinte do IPTU.

Também registraram grande procura: a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que emite Carteira de Trabalho e faz requisição do Seguro Desemprego, com 279 mil atendimentos realizados; e o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade, que prestou mais de 240 mil atendimentos.

A emissão da Carteira de Identidade do IIRGD do Poupatempo São Bernardo do Campo é feita por tecnologia digital, processo que consiste na captação de imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão, para emissão do documento, dispensando a necessidade da fotografia tradicional a coleta de digitais por meio da ‘tintura e decalque dos dedos’. O Posto foi o primeiro a contar com o sistema, que também se encontra no Poupatempo Itaquera e, em breve, será estendido para os demais Postos.

Quando o Poupatempo São Bernardo do Campo tinha apenas cinco meses de funcionamento, foi realizada a Pesquisa Ibope, pela qual os usuários do Posto avaliaram diversos itens como qualidade do atendimento prestado, tempo de espera nas filas, cordialidade e conhecimento dos funcionários, espaço físico, conforto, segurança, higiene e limpeza, entre outros. Na avaliação geral, o Poupatempo São Bernardo do Campo foi considerado ótimo/bom por 94% dos entrevistados.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Estado do Governo e Gestão Estratégica e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), criado para estabelecer um novo padrão de qualidade em serviços públicos, com um atendimento eficiente e rápido.