Poupatempo Santo Amaro leva ‘Escreve Cartas’ para a Casa de Velhinhos Ondina Lobo

nd

qua, 06/02/2002 - 18h12 | Do Portal do Governo

No dia 8 de fevereiro, os ‘escrevedores de cartas’ do Poupatempo Santo Amaro vão trabalhar, a partir das 14 horas, na Casa de Velhinhos Ondina Lobo, na Rua Regina Brada, nº 471, zona sul de São Paulo.

A direção da instituição – o terceiro asilo a ser visitado pelos voluntários do projeto – está bastante otimista. ‘Muitos idosos têm parentes em outras cidades e até mesmo em outros países, por isso acreditamos que o ‘Escreve Cartas’ irá ajudar a fortalecer o relacionamento deles com seus familiares’, diz Corally Grubba, presidente da Casa.

Na ocasião, também estará sendo apresentado ao asilo o programa ‘Adote um Velhinho’, criado pelos voluntários do Posto Poupatempo Santo Amaro. Luís Agune, gerente do Posto, conta que a inspiração para a iniciativa surgiu logo nas primeiras visitas às instituições. ‘Ao perceberem que parte dos abrigados não tem parentes ou amigos para se corresponderem, os voluntários sugeriram a criação de um programa que motivasse as pessoas a ‘adotarem’ esses idosos, buscando estabelecer laços de amizade por meio das cartas’, explica Agune, que já comemora os primeiros resultados do programa. ‘Já temos mais de 50 pessoas cadastradas para participar’.

O ‘Escreve Cartas’ é resultado de uma parceria entre o Poupatempo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que busca auxiliar as pessoas a se comunicarem por meio da leitura e escrita de cartas. O atendimento do programa, lançado durante a I Semana de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, em outubro de 2001, é realizado nos Postos Poupatempo Itaquera e Santo Amaro.

O Poupatempo é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Estado do Governo e Gestão Estratégica e administrado pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, criado para estabelecer um novo padrão de qualidade em serviços públicos, com um atendimento eficiente e rápido.