Poupatempo: Primeira unidade completa sete anos em operação

O posto Sé ultrapassou a marca de 20 milhões de atendimentos prestados

qua, 20/10/2004 - 17h30 | Do Portal do Governo

Ultrapassando a marca de 21,6 milhões de atendimentos realizados, o Poupatempo Sé completa, nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, sete anos de operação.

No Poupatempo Sé, o cidadão pode solicitar desde a emissão da Carteira de Trabalho e realizar o Licenciamento de Veículos, até postar cartas, consultar o Diário Oficial, jogar na Loteria da Cultura e acessar à Internet.

Diariamente são realizados mais de 13 mil atendimentos no Posto, que conta com 18 órgãos das esferas estadual e federal, e empresas prestadoras de serviços públicos, oferecendo aproximadamente 300 serviços à população.

No Poupatempo Sé, o órgão com a maior quantidade de atendimentos prestados é o Banco Nossa Caixa, responsável pela cobrança dos tributos gerados pelos serviços. Nestes sete anos, o banco registrou 4,2 milhões de atendimentos (dados atualizados até o final do mês de setembro). Na segunda colocação, com 3,1 milhões de atendimentos, está o Detran que, entre outros serviços, renova a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em terceiro, encontra-se o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão emissor da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes, com 2,9 milhões de atendimentos realizados. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) – que recebe a requisição do Seguro-Desemprego, realiza o cadastro para vagas de emprego e emite a Carteira de Trabalho – mantém o quarto lugar, com 2,1 milhões de atendimentos prestados.

O Poupatempo Sé está localizado na Praça do Carmo, s/nº, próximo à Estação Sé do Metrô, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

HOJE O PROGRAMA MANTÉM EM FUNCIONAMENTO NO ESTADO DEZ POSTOS POUPATEMPO E UMA UNIDADE MÓVEL
Para 2005 está prevista a implantação de Postos Poupatempo em Santos e Osasco

O Poupatempo Sé, inaugurado em 1997, foi o primeiro Posto do Programa, que hoje conta com dez postos de serviços em funcionamento, sendo quatro na Capital, o Poupatempo Sé, Luz (exclusivo para emissão de Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais), Santo Amaro e Itaquera; dois na Região Metropolitana, São Bernardo do Campo e Guarulhos, e agora quatro no Interior, o Campinas Centro, São José dos Campos, Ribeirão Preto e o Campinas Shopping, inaugurado no dia 17 de setembro, e uns Posto Móveis, que iniciou sua operação no dia 20 de setembro, atendendo os bairros mais distantes da Capital.

Somando os atendimentos realizados nos onze Postos, incluindo o Posto Móvel, aos prestados no Disque Poupatempo, o Programa Poupatempo já ultrapassou a marca de 96,6 milhões de atendimentos prestados à população (dados atualizados até setembro), o que representa duas vezes o total da população do Estado de São Paulo.

Atualmente, o Programa tem investido em novas iniciativas que possam garantir o padrão de qualidade do atendimento prestado nos Postos Poupatempo e, ao mesmo tempo, ampliar o número de Postos em funcionamento no Estado.

Neste sentido, o Poupatempo publicou, no dia 6 de outubro, o Edital da Concorrência Pública para a contratação da prestação de serviços de gestão para implantação, operação e manutenção dos Postos Poupatempo Osasco e Santos, transferindo para a iniciativa privada o investimento que seria feito pelo Governo para a implantação dos Postos.

As propostas para o processo licitatório deverão ser entregues até o dia 30 de novembro. Nos dois meses seguintes, acontecerão a análise e julgamento das propostas e, até 31 de janeiro, os processos deverão estar concluídos. Segundo cronograma do Governo, os dois novos Postos Poupatempo deverão entrar em funcionamento no segundo semestre de 2005, a partir de agosto.

Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.