Poupatempo: Posto Santo Amaro completa 5 anos e chega aos 15 milhões de atendimentos

Unidade foi implantada para atender a zona sul da Capital e mais 15 cidades vizinhas

ter, 02/09/2003 - 14h23 | Do Portal do Governo

No último domingo, dia 31 de agosto, o Poupatempo Santo Amaro completou cinco anos em funcionamento. Até o final do mês de julho, realizou mais de 15 milhões de atendimentos à população. Diariamente são prestados cerca de 13 mil atendimentos no Posto Santo Amaro, que atende a zona sul da Capital e mais 15 cidades vizinhas.

Nos dois últimos anos, o Posto Santo Amaro foi muito bem avaliado pela população nas pesquisas de opinião realizadas pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) nos Postos Poupatempo. Em 2002 e 2001, o Posto foi apontado como ótimo e bom por 90% dos usuários entrevistados.

Nestes cinco anos em operação, a maior quantidade de atendimentos do Posto Santo Amaro foi realizada pelo Banco Nossa Caixa: 2,6 milhões (até o final do mês de julho). O banco está instalado dentro do Poupatempo para realizar as cobranças das taxas e tributos gerados pelos serviços.

Em segundo lugar, ficaram empatados o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade, e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho, com mais de 2 milhões de atendimentos.

Na seqüência, está o Detran – Departamento Estadual de Trânsito, que realiza a renovação e a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros serviços, com quase 1,6 milhão de atendimentos prestados.

No final de 2002, foi integrada ao Poupatempo Santo Amaro a Biblioteca “Ler é Saber” – resultado de uma parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Poupatempo, o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Ministério da Cultura e o Supermercado Barateiro. A biblioteca conta com acervo de mais de 3 mil livros, entre literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e livros didáticos, tem 1.660 associados e já realizou 50 mil atendimentos, desde a sua inauguração até o final do mês de julho.

Em abril deste ano, a biblioteca iniciou o projeto “Hora do Conto”, idealizado pelo Instituto Brasil Leitor e o Poupatempo Santo Amaro, que leva “contadores de histórias” para encontros periódicos de leitura de histórias infantis.

Além da recente implantação da biblioteca, vale lembrar os resultados positivos do Programa Escreve Cartas, criado pela parceria do Poupatempo com os Correios para oferecer redação gratuita de cartas para analfabetos e pessoas com dificuldade em se expressar, obtidos nos últimos meses. O programa, cuja estrutura é composta exclusivamente por voluntários, recebeu no final do ano passado e em 2003, respectivamente, o Prêmio Hélio Beltrão, no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal, e o Prêmio Top Social, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

O Programa Escreve Cartas já escreveu e postou cerca de 20 mil cartas, sem contar os atendimentos externos, realizados em asilos e eventos sociais.

O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.