Poupatempo: Posto de São José dos Campos passa a emitir carteira de identidade digitalizada

Todos os postos de atendimento encerram 2005 já operando com tecnologia digital

qui, 17/11/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 18 de novembro, o Poupatempo São José dos Campos passa a emitir a Carteira de Identidade com tecnologia digital, totalmente nacional, concebida pela Prodesp – Cia. de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

O processo consiste na emissão do documento com imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão. Todos os dados do identificado são armazenados no arquivo digital do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão responsável pela emissão do documento em todo o Estado de São Paulo.

A Carteira de Identidade Digitalizada é confeccionada em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes:

  • não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos;
  • é acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação;
  • não tem fotografia, mas imagem escaneada do identificado;
  • tem impressão digital e assinatura também escaneadas;
  • é impressa em impressora laser, e não mais em matricial.

    Este sistema dificulta ainda mais as falsificações, uma vez que os dados pessoais do cidadão ficam protegidos pela traja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o documento. A não plastificação do RG Digitalizado permite também a verificação da autenticidade do impresso de segurança e conferência da numeração de produção do papel.

    Prodesp desenvolve tecnologia digital

    O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia digital nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003. A tecnologia – desenvolvida pela Prodesp – e que foi sendo estendida gradativamente a todos os Postos Poupatempo – permitirá que, no futuro, o sistema seja implantado nos Postos de emissão de RGs do Instituto de Identificação em todo o Estado de São Paulo.

    Além do custo da tecnologia nacional, há ainda a vantagem de se padronizar a emissão do documento em todo o Estado, aumentado a segurança para o cidadão.

    Os Postos do Instituto de Identificação no Poupatempo São Bernardo do Campo (desde junho de 2001), Itaquera (desde agosto de 2001), Guarulhos (desde setembro de 2002), Ribeirão Preto (desde dezembro de 2003), Campinas Shopping e Unidade Móvel (desde setembro de 2004) já realizavam a emissão das Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

    Em 2005, a tecnologia que já havia substituído, com sucesso, a tecnologia importada utilizada anteriormente nos Postos Poupatempo São Bernardo, Itaquera e Guarulhos, foi implantada nos Postos Poupatempo Sé, Luz, Campinas Centro e Santo Amaro, fechando o circuito em São José dos Campos.

    Da Assessoria de Comunicação do Poupatempo

    C.C.