Poupatempo: Posto de São Bernardo do Campo comemora dois anos de funcionamento

Foram realizados seis milhões de atendimentos neste período

seg, 23/06/2003 - 9h26 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São Bernardo do Campo completará dois anos em funcionamento nesta segunda-feira, dia 23 de junho, comemorando também a marca de 6 milhões de atendimentos prestados no período. Atualmente, o Posto realiza cerca de 13 mil atendimentos por dia.

O Posto São Bernardo do Campo foi o primeiro Poupatempo implantado na Região Metropolitana de São Paulo, para atender, além de São Bernardo, também os cidadãos de municípios vizinhos como Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Para a implementação do Poupatempo São Bernardo – o sétimo do programa Poupatempo – foi realizada uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. A iniciativa inovadora possibilitou a reunião de órgãos da esfera municipal e estadual, em um mesmo local, disponibilizando mais de 400 serviços públicos à população.

O Banco Nossa Caixa é o órgão que realizou a maior quantidade de atendimentos no Posto São Bernardo do Campo nestes dois anos: 1,5 milhão até o final do mês de maio. O banco é responsável pelo recebimento de todas as taxas geradas pelos órgãos e empresas do Poupatempo.

O segundo órgão mais procurado do Posto, com 637 mil atendimentos, foi a Secretaria de Finanças do Município de São Bernardo, que, entre outros serviços, atualiza os dados do contribuinte do IPTU. Logo em seguida, com quase 635 mil, está a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho.

Já na quarta posição está o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 522 mil atendimentos. O Detran – Departamento Estadual de Trânsito ficou com o quinto lugar, realizando aproximadamente 500 mil atendimentos.

Em dezembro de 2002, o Poupatempo São Bernardo do Campo passou a oferecer também os serviços dos Correios, Acessa São Paulo e Serasa, que já prestaram, respectivamente, 112 mil, 61 mil e 10 mil atendimentos até o final do mês de maio. “A integração destes órgãos ao Poupatempo foi solicitada pela população, por meio das fichas de manifestação disponíveis no Posto”, diz Malton Luiz de Andrade, Gerente do Poupatempo São Bernardo do Campo.

Nestes dois anos de funcionamento, a Pesquisa Ibope foi realizada junto aos usuários, avaliando a qualidade do atendimento do Poupatempo São Bernardo do Campo. O Posto recebeu 94% de ótimo/bom na sua primeira avaliação, em 2001, realizada apenas seis meses depois da inauguração. Em 2002, o desempenho foi ainda melhor: 96% de ótimo/bom.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

(AM)