Poupatempo Móvel ultrapassa 100 mil atendimentos e passa a atender também a Região Metropolitana

De 18 a 30 de abril, a unidade itinerante estará no município de Franco da Rocha

sex, 15/04/2005 - 13h33 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Móvel comemora os 104 mil atendimentos prestados em seis meses de operação, de setembro de 2004 a 24 de março deste ano. No período, a unidade atendeu em Parelheiros, Jaguaré, São Mateus, Grajaú, Parada de Taipas, São Miguel Paulista, Cidade Dutra, Tucuruvi, Heliópolis, Largo do Taboão, Anhembi, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha, Mairiporã e Caieiras. No total, foram 17 regiões beneficiadas.

A cada mês são prestados cerca de 16 mil atendimentos, com uma média diária atual de 800. Nos dias úteis, o Posto Móvel atende a população durante dez horas consecutivas, das 8 às 18 horas, e cinco horas aos sábados, das 8 às 13 horas. ‘A capacidade inicial era 700 e conseguimos, com o tempo, ampliá-la’, ressalta Daniel Annenberg, superintendente do Poupatempo.

A população já aprova o serviço prestado pela unidade itinerante. A pesquisa Ibope 2004 foi realizada no último mês de dezembro junto aos cidadãos usuários e mostrou que 89% deles avaliam o atendimento prestado pela unidade com os conceitos ótimo e bom.

Com o bom desempenho deste projeto piloto, a área de atuação da carreta foi ampliada, passando a atender também os municípios da Grande São Paulo. A primeira experiência neste sentido foi no Taboão da Serra e depois passando pelo município de Mairiporã e Caieiras, onde o posto itinerante atende até este sábado, dia 16 de abril, na rua Argentina, 400, no Centro Educacional e Cultural ‘Izaura Neves’.

A próxima cidade a receber o Poupatempo Móvel será Franco da Rocha, de 18 a 30 abril. A unidade atenderá no estacionamento da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, localizado na Av. Liberdade, 250, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados.

No Poupatempo Móvel, o serviço mais procurado é a Carteira de Identidade. O documento foi responsável por 42% dos atendimentos prestados nestes primeiros seis meses de funcionamento, ou seja, quase 44 mil (43.932) atendimentos. Depois do RG, destacam-se a Carteira de Trabalho, responsável por 12% de demanda, o equivalente a 12,5 mil atendimentos, e o CPF, por 4,5% e 4,6 mil atendimentos. Além destes serviços, o posto realiza o Atestado de Antecedentes Criminais, Declaração de Extravio do RG, e serviços públicos pela internet, pelo e-poupatempo, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de débitos de IPVA, DPVAT, de Multas de Trânsito, de Pontos na CNH e de Débitos de Prestação da Casa Própria, consulta de licenciamento de veículos e emissão da segunda via de conta de energia elétrica, entre outros.

Sobre o Poupatempo Móvel

O Poupatempo Móvel é um projeto do Governo do Estado, executado sob o patrocínio do Banco Nossa Caixa. Consiste numa carreta que leva até os moradores de diversas regiões os principais serviços públicos prestados nos Postos Poupatempo.

Para a montagem da carreta e seu funcionamento, o Banco Nossa Caixa contratou as empresas CPM, empresa dedicada à consultoria, outsourcing, infra-estrutura tecnológica e computing on demand, que instalou os equipamentos necessários para a comunicação móvel, acompanhado de suporte técnico e operacional, e a ConectBus – já conhecida pela especialização na montagem de grandes estruturas móveis, e que montou a infra-estrutura para a circulação da carreta pela cidade.

Assessoria de Comunicação do Poupatempo

(LRK)