Poupatempo Itaquera completa três anos com 8,2 milhões de atendimentos

Por dia, são realizados cerca de 14 mil atendimentos à população

ter, 18/11/2003 - 11h35 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo


O Poupatempo Itaquera está completando três anos nesta terça-feira, dia 18. Desde sua abertura, em 2000, o Posto já realizou 8,2 milhões de atendimentos. Atualmente, são realizados cerca de 14 mil atendimentos diários no Poupatempo Itaquera, sendo, respectivamente, os serviços do Banco Nossa Caixa, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Detran e Sesi, os mais procurados.

‘Na mesma medida em que os atendimentos diários realizados no Posto aumentaram (no início eram prestados cerca de cinco mil), cresceu a proximidade do Poupatempo com a comunidade da região. Atualmente, além dos serviços realizados no Posto, promovemos diversas atividades culturais e sociais de interesse público, tais como campanhas de saúde preventiva, corte de cabelo gratuito e exposições de artistas renomados, bem como de talentos da região’, diz o gerente do Posto, Plínio Ripari.

Em fevereiro deste ano, mais um órgão foi integrado ao Poupatempo Itaquera: o posto de atendimento da Previdência Social (antigo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social). Esta é a segunda unidade do órgão no Poupatempo; a primeira foi inaugurada em 1998 no Posto Santo Amaro. O posto da Previdência Social no Poupatempo Itaquera oferece à população mais de 50 serviços diferentes, entre eles: Contagem de Tempo de Contribuição, Certidão Negativa de Débito (CND), Inscrição de Contribuinte Individual, Requisição de Salário-maternidade e de Pensão por Morte.

Outros serviços merecem destaque no Poupatempo Itaquera, como o Sesi (Serviço Social da Indústria), que realiza gratuitamente, dentro do Programa Preventivo de Saúde, exames para detectar hipertensão arterial, obesidade e diabetes; o Juizado Especial Cível, que dá entrada a ações de até 40 salários mínimos; o Tribunal Regional do Trabalho, que faz distribuição de petições iniciais, realiza protocolo integrado de petições e fornece informações sobre andamento de processos; e o Sistema Fácil (SEBRAE) que realiza recepção de documentos para constituições, alterações e baixas de empresário e sociedade empresária limitada.

Aniversário será comemorado com atividades culturais e de saúde

Em comemoração aos três anos de funcionamento, o Poupatempo Itaquera está promovendo uma série de atividades como, por exemplo, testes preventivos de anemia, apresentação do Projeto Guri da Secretaria de Estado da Cultura, Coral e Orquestra sob a coordenação do Centro de Formação Social Dom Bosco e, pela primeira vez, um desfile de moda com roupas recicláveis.

As atividades começam às 9 horas. A partir desse horário, até às 17 horas, na Praça Laranja, serão realizados gratuitamente testes preventivos, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina; e das 10h às 12h, na passarela de acesso, será realizada a apresentação do Projeto Guri.

No período da tarde, a partir das 12 horas, serão apresentados cerca de 15 looks, feitos a partir de materiais como plástico, tampas de garrafa, filmes fotográficos, entre outros. Os trabalhos são resultado da oficina de moda ‘Plástico Fantástico’, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura na Oficina Cultural Alfredo Volpi, e desenvolvida pelo produtor de moda e figurinista Fabiano Menna.

As três atividades serão promovidas em parceria com o estande da Secretaria da Cultura do Posto. O Poupatempo Itaquera fica na Av. do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.