Poupatempo: Exposições sobre a cultura afro-brasileira serão realizadas na unidade Itaquera

As atividades comemoram o mês da consciência negra

seg, 10/11/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo

No Poupatempo Itaquera estão expostas duas mostras sobre a cultura africana: ‘Chegada da família africana ao Brasil’, da artista plástica Suzy Gheler, e ‘Cultura africana e sua origem’, de Ykalondegy Paula, artista plástica e estudiosa da cultura Yuruba, dentro do culto dos Orixás e suas descendências.

‘Chegada da família africana ao Brasil’ apresenta três bonecos em tamanho natural e um painel do mapa da África e seus países na época da vinda dos primeiros africanos para o país. A exposição, que será realizada até o dia 27 de novembro, está sendo promovida em parceria com o Memorial do Imigrante.

‘Cultura africana e sua origem’ é composta por 12 obras em palha de coco, 10 telas pintadas a óleo e 3 esculturas em argila, resultado da viagem da artista para Lagos, na Nigéria. A exposição fica no Posto até o dia 28 de novembro.

As exposições têm entrada franca e podem ser vistas durante todo o horário de funcionamento do Poupatempo Itaquera: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Neste mês de novembro, o Poupatempo Itaquera também promove apresentações de capoeira. No dia 20, o grupo do Centro de Formação Cultural Dom Bosco, comandado pelo Mestre Vica, capoeirista há quase 30 anos, apresenta-se das 10 às 16 horas, e no dia 29, a partir das 9 horas, acontece aula aberta de capoeira regional e angola do Mestre Kanella, que realiza trabalho junto as crianças carentes da Praça do Carmo e Cidade Tiradentes, e Mestre Vica, do Centro Cultural Dom Bosco.

As atividades, que estão sendo realizadas em parceria com o estande da Secretaria de Cultura do Posto Itaquera, buscam comemorar o mês da consciência negra (Dia da Consciência Negra, no dia 20), além do aniversário de três anos do Poupatempo Itaquera, no dia 18 de novembro.

O Posto Itaquera localiza-se na Av. do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

Do Poupatempo

M.J.