Poupatempo: Exposição ‘Êxodos’ na unidade Guarulhos

Mostra permanece até o dia 24 de julho

qua, 16/07/2003 - 12h17 | Do Portal do Governo

A exposição ‘Êxodos’, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem quase 30 anos de carreira e é reconhecido internacionalmente por seus projetos humanitários, pode ser vista no Poupatempo Guarulhos desde segunda-feira, dia 14 de julho. A exposição está sendo realizada com o apoio da Via das Artes, empresa que cedeu todos os painéis para o evento.

‘Êxodos’ é o resultado de seis anos de trabalho de Salgado, em visita a quarenta países, que foi transformado inicialmente em livro homônimo, publicado em 2000, pela Companhia das Letras, e posteriormente em exposição num formato menor, possibilitando o acesso de um número maior de pessoas ao conteúdo do projeto.

‘As fotografias nessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro, não estamos deixando para trás uma boa parte da humanidade’, questiona Sebastião Salgado, em trecho do texto de abertura da exposição ‘Êxodos’.

As fotos da exposição retratam, entre outros, migrantes refugiados de guerras, exilados, pessoas fugidas da pobreza e da discriminação étnica e religiosa. O conteúdo está dividido em cinco temas: ‘Refugiados e Migrados’, ‘África’, ‘Luta pela Terra’, ‘Megacidades’ e ‘Retrato de Crianças’.

No Poupatempo Guarulhos, estão sendo apresentados os temas ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Luta pela Terra’. A exposição tem entrada franca e ficará no Posto até o dia 24 de julho, podendo ser vista durante todo o horário de funcionamento: das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 13 horas, aos sábados.

Até o dia 21 de agosto, a exposição percorrerá, além do Poupatempo Guarulhos, mais dois Postos Poupatempo: Itaquera, na zona leste da capital, e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana. O Posto Santo Amaro foi o primeiro a apresentar ‘Êxodos’, no período de 30 de junho a 10 de julho.

Cronograma da Exposição nos Postos
14 a 24 de julho
Poupatempo Guarulhos (Rua José Campanella, 95, antiga fábrica Abaeté): ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Luta pela Terra’;

28 de julho a 7 de agosto
Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô): ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Megacidades’;

11 a 21 de agosto
Poupatempo São Bernardo do Campo (Rua Nicolau Filizola, 100): ‘Refugiados e Migrados’ e ‘Retratos de Criança’.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.