Poupatempo Escreve Cartas inicia atendimento na unidade Itaquera

nd

seg, 22/10/2001 - 16h04 | Do Portal do Governo

A primeira pessoa a mandar correspondência para familiares pelo programa Poupatempo Escreve Cartas foi Jucelina Alves de Souza. Ela foi atendida às 8h30 desta segunda-feira, dia 22, no Poupatempo Itaquera, zona leste da Capital, antes mesmo da cerimônia de lançamento do programa, marcada para às 12 horas.

Jucelina não se comunica com a mãe, que mora na Bahia, há mais de três anos. Como não sabe escrever e nem tem colegas que possam ajudá-la, dependia das raras conversas telefônicas para ter notícias da família. “Eu não queria pedir favor”, conta. “Essa é a primeira carta que mando para minha mãe. Sei que ela vai ficar muito contente”.

Em poucas linhas, Jucelina contou para a mãe que está desempregada e perguntou pelos familiares que deixou na Bahia. “Quando a resposta chegar, volto aqui para ler a carta”, afirmou. Como ela, outras cinco pessoas já haviam procurado o serviço até o início da tarde só em Itaquera.

Jucelina ficou tão contente quando soube que era a primeira pessoa atendida pelo Poupatempo Escreve Cartas que fez questão de aguardar a chegada do governador Geraldo Alckmin e da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, para colocar sua correspondência na caixa do Correio. “Achei esse serviço ótimo. Estou muito feliz”, elogiou ela.

O Escreve Cartas foi inspirado no premiado Central do Brasil. de Walter Salles. No filme, escrevedores de cartas ajudam analfabetos e semi-analfabetos a se corresponderem com familiares e amigos.

O programa é uma parceria do Governo do Estado com os Correios. “Os Correios vão dar todo o material impresso, tinta e envelope. E o governo, o selo”, afirmou Alckmin. Além de Itaquera, o serviço também está disponível no posto Santo Amaro, na zona sul da Capital, e gradualmente será ampliado para os outros postos. O serviço é gratuito e os usuários podem optar por cartas escritas à mão ou em computador. “É uma iniciativa simples, mas mostra o cuidado, o carinho, a atenção com as pessoas”, destacou Alckmin. “O Poupatempo é uma casa que presta serviço público, com respeito às pessoas. Esse é mais um serviço”.

Por dia, os postos do Poupatempo Itaquera e Santo Amaro atendem, juntos, cerca de 21 mil pessoas. Grande parte desse público é formado por migrantes. De acordo com o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, a característica do trabalho, que “procura acolher o cidadão”, possibilita que se detecte as carências da comunidade. E o analfabetismo é uma delas. No Estado de São Paulo, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar realizada em 1999, há 1,64 milhão de analfabetos com mais de 15 anos. Isso corresponde a 6,17% da população brasileira. Na região da Grande São Paulo, são 650 mil.

Cíntia Cury

Programa Escreve Cartas é uma das ações da I Semana da Solidariedade