Poupatempo: Escreve Cartas completa três anos nos Postos Santo Amaro e Itaquera

Voluntários do programa da unidade Santo Amaro já escreveram cerca de 42 mil cartas

seg, 25/10/2004 - 13h07 | Do Portal do Governo

O programa Escreve Cartas completou três anos na última sexta-feira, dia 22. Resultado de uma parceria entre o Poupatempo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o projeto tem o propósito de auxiliar analfabetos e pessoas que têm dificuldade para escrever a se comunicarem por meio de cartas.

“O programa é muito bonito, pois possibilita às pessoas o restabelecimento do contato com a família e os amigos”, diz Ilídio San Martin, gerente do Poupatempo Santo Amaro.

O atendimento é totalmente gratuito, inclusive a postagem. O programa conta com uma infra-estrutura diferenciada, formada por voluntários que foram treinados e que trabalham redigindo as cartas dos cidadãos, gratuitamente, nos Postos Poupatempo Santo Amaro e Itaquera.

Os voluntários do Programa do Posto Santo Amaro já escreveram cerca de 42 mil cartas, até o final de agosto deste ano, contabilizando os atendimentos realizados em atividades externas, como as visitas aos asilos e às ações comunitárias, e os atendimentos realizados no Posto. No mesmo período, os “escrevedores de cartas” do Posto Itaquera redigiram aproximadamente 20 mil cartas, em atividades internas e externas.

Para marcar a data, o estande de atendimento do Escreve Cartas no Poupatempo Santo Amaro passou a ocupar uma nova área dentro do Posto. “No novo espaço, o estande do Escreve Cartas estará mais visível para a população. A nossa intenção é que mais cidadãos conheçam o programa”, diz o gerente do Posto.

Ao lado do estande, está sendo apresentada a exposição “São Paulo Antiga”, que apresenta fotos da região de Santo Amaro, em comemoração aos três anos de trabalho do Programa Escreve Cartas. A exposição é fruto da parceria entre o Sesc Santo Amaro e a Cetrasa (Centro de Tradições de Santo Amaro), e permanecerá no Posto até o dia 20 de novembro.

Sobre o Programa Escreve Cartas

Com apenas dois meses de trabalho, o Poupatempo Santo Amaro passou a levar o Escreve Cartas para ações sociais e visitas a asilos, o que fez com que a quantidade de pessoas beneficiadas com o programa crescesse bastante. A primeira atividade externa foi realizada na Favela Alba, em dezembro de 2001.

Atualmente, o Posto tem realizado visitas periódicas a sete instituições: Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, Associação Filantrópica Casa da Terceira Idade Coração de Maria, Sociedade Beneficente a Mão Branca, Lar dos Idosos Vivência Feliz, Casa de Repouso Santa Clara, Casa de Repouso Ellos e Casa Mental Senior. Além disso, mantém parcerias com os colégios Friburgo e EAG (Educando com Amor as Gerações), e as escola estaduais Ede Wilson Gonzaga, Deputado Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, Paulo Eiró e Dr Luís Arrobas Martins, para a troca de correspondências entre os alunos e os idosos atendidos pelo Programa.

Já o Poupatempo Itaquera tem realizado visitas periódicas ao Centro de Referência do Idoso, um projeto da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que tem por objetivo proporcionar um “envelhecimento saudável” à população. O Posto também leva os serviços do Escreve Cartas para diversas ações sociais na região.

Em 2002, o Escreve Cartas foi uma das iniciativas premiadas pelo 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Hélio Beltrão. O concurso elege, anualmente, vinte programas da gestão pública federal que se destacaram por suas ações.

Em 2003, o Programa Escreve Cartas recebeu o Prêmio Top Social 2003, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). A quinta edição do Top Social premiou 40 das 197 ações inscritas, homenageando iniciativas sociais que empreenderam programas socialmente responsáveis, com exemplaridade e transformação social.

Assessoria de Comunicação do Poupatempo