Poupatempo é aprovado por 99% dos usuários

Mesmo com aumento no volume de atendimento, resultados são semelhantes aos do ano passado

seg, 17/12/2001 - 17h42 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Ibope nos meses de novembro e dezembro revela que o Poupatempo conta com a aprovação dos usuários. Das 800 pessoas entrevistadas nos sete postos espalhados pela Capital, Grande São Paulo e Interior, 99% responderam: ‘esse é um serviço que eu aprovo’. A organização, o respeito ao cidadão e funcionários atenciosos e bem treinados também tiveram resultado positivo na pesquisa. O Poupatempo oferece um bom atendimento na opinião de 97% dos usuários.

Além disso, 96% o consideram bem organizado. Os funcionários são apontados como atenciosos por 91% e bem treinados por 94%. Para 97% dos questionados, o serviço respeita o cidadão. E para 96% é um orgulho para São Paulo. O Poupatempo tem poucas filas para 65% das pessoas que procuram os postos do Poupatempo.

De acordo com o superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, o programa do Governo do Estado de São Paulo que começou a ser implantado em 1997, com o posto Sé, na região central da Capital, tem dois objetivos: reunir num único espaço diversos órgãos e empresas prestadores de serviços públicos e estabelecer um novo padrão de atendimento, com respeito, eficiência, qualidade e conforto para a população. Atualmente, o Poupatempo realiza cerca de 56 mil atendimentos por dia, nos postos Sé, Alfredo Issa, Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e Campinas e São José dos Campos, no Interior.

Entre os serviços oferecidos estão a emissão de carteiras de identidade e de trabalho, seguro desemprego, atestado de antecedentes, licenciamento de veículos e renovação de carteira de habilitação. Além disso, o usuário também encontra no Poupatempo serviços de apoio, como banco, fotografia e fotocópia. Todas as unidades funcionam 12 horas, sem intervalo, de segunda à sexta-feira, e seis horas aos sábados.

Dispõem ainda de uma central de atendimento telefônico gratuito – o Disque Poupatempo 0800 171233 – que funciona no mesmo horário de atendimento do Poupatempo.
Para Annenberg, os resultados da pesquisa indicam que o Poupatempo está no caminho certo. ‘Nosso serviço está indo ao encontro aos anseios da população, que é a prestação de serviço com qualidade. E a tendência é que esse padrão de qualidade seja irradiado para outros serviços públicos’, afirmou.

Essa é a segunda vez que o Ibope verifica a opinião do usuário do serviço. No ano passado, a pesquisa foi feita nos meses de junho e julho e obteve resultados semelhantes. Este ano, o Poupatempo recebeu nota 8,6 dos usuários pesquisados. No ano passado, teve média 8,8. Na última amostragem, 90,71% dos entrevistados consideraram o Poupatempo ‘ótimo/bom’ e 7,14% ‘regular’, contra 92% ‘ótimo/bom’ e 6% ‘regular’ do ano passado.

‘Comparando os resultados, o grau de aceitação praticamente se manteve o mesmo’, afirmou Annenberg. ‘Em 2000, a demanda era de cerca de 40 mil atendimentos diariamente. Isso porque o posto de Itaquera foi inaugurado no fim daquele ano e o de São Bernardo do Campo, no início deste’. Para o superintendente do Poupatempo, manter a mesma qualidade de atendimento com aumento no volume de atendimento tem sido o principal desafio. As notas médias dadas a cada posto foram: Sé, 8,5; Santo Amaro, 8,6; Itaquera, 8,4; Alfredo Issa, 8,6: São Bernardo do Campo, 9,0: Campinas, 8,4 e São José dos Campos, 9,2.

Além da pesquisa realizada pelo Ibope, o Poupatempo faz, ao longo do ano, pesquisas de satisfação dos usuários em cada um dos sete postos. E os resultados são muito semelhantes.

Cíntia Cury