Poupatempo de S. B. do Campo já emitiu mais de 156 mil documentos por tecnologia digital

Posto já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos

ter, 23/04/2002 - 15h56 | Do Portal do Governo

O posto do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que atende no Poupatempo São Bernardo do Campo, já emitiu, até o fechamento de março de 2002, mais de 156 mil Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

O processo consiste na captação de imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão, para emissão do documento, dispensando a necessidade da fotografia tradicional e do processo de coleta de digitais por meio da ‘tintura e decalque dos dedos’.

Todos os dados do identificado são armazenados no arquivo digital do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt.

A tecnologia, implantada inicialmente no Poupatempo São Bernardo do Campo e já estendida para Itaquera, será implantada, gradativamente, nos demais Postos, até que os sete Postos Poupatempo em funcionamento atualmente no Estado de São Paulo possam estar emitindo a nova Carteira de Identidade digitalizada.

O novo RG é feito em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes: não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos; é acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação; não tem fotografia, mas, sim, imagem escaneada do identificado; tem impressão digital e assinatura também escaneadas; é impressa por meio de laser, e não mais da forma matricial.

O Poupatempo São Bernardo do Campo foi o primeiro Posto implementado em parceria com uma administração municipal e o sétimo inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde sua inauguração, em 23 junho de 2001, até o fechamento em fevereiro deste ano, o Posto já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos.

Estrategicamente localizado ao lado da Rodoviária Municipal, na Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro, o Poupatempo São Bernardo do Campo ocupa uma área de 8,1 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura da cidade, e foi especialmente projetado para oferecer mais de 400 serviços públicos diferentes, dentro dos já conhecidos padrões de qualidade e eficiência do Poupatempo.

O Poupatempo é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Estado do Governo e Gestão Estratégica e administrado pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, criado para estabelecer um novo padrão de qualidade em serviços públicos, com um atendimento eficiente e rápido.