Poupatempo chega a Guarulhos

Com esta entrega sobe para oito o número de unidades instaladas no Estado

qui, 05/09/2002 - 12h46 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Guarulhos começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 5, atendendo na rua José Campanella, nº 5, Bairro Macedo – próximo à rodovia Presidente Dutra, Região Metropolitana de São Paulo. Com 98% de aprovação pela população, de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope, o programa facilita o acesso às informações públicas, reunindo vários órgãos e entidades públicas num único local.

Construído numa área de 7 mil metros quadrados, o novo Poupatempo vai atender mais de 2 milhões de habitantes de Guarulhos e municípios vizinhos como Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha.

O projeto incluiu a realização de obras e equipamentos de informática e telecomunicações, mobiliário, uniformes, pessoal, treinamento, comunicação visual, entre outros. A unidade terá capacidade para realizar 10 mil atendimentos por dia.

Como inovação, o Poupatempo Guarulhos contará com uma sala especial intitulada e-Poupatempo, no qual será facilitado o acesso da população aos serviços públicos disponíveis na internet, criando condições para que o usuário utilize de forma independente os serviços eletrônicos do Governo do Estado, contribuindo para a inclusão digital da população mais carente.

Com o e-Poupatempo, os cidadãos poderão realizar inicialmente via internet serviços da CDHU, Cetesb, DER, Dersa, EMTU, Metrô, Polícia Civil, Sabesp, além das secretarias da Fazenda e Saúde. No total, são mais de 60 serviços públicos estaduais, selecionados entre os cerca de 200 atualmente disponíveis no Portal do Governo Eletrônico.

A sala do e-Poupatempo contará com seis microcomputadores, duas impressoras para a impressão de formulários e duas linhas telefônicas para uso exclusivo dos serviços que necessitam de confirmação de dados. Dois monitores por turno ficarão à disposição da população para auxiliá-la na execução de serviços, orientando a trabalhar com a ferramenta eletrônica.

O Poupatempo Guarulhos terá postos do: Acessa São Paulo, Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho – ambos da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) -, Banco Nossa Caixa; CDHU; Correios; Detran; Deic/Divecar; Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD); Secretaria da Fazenda e o Sistema Fácil (Sebrae/ Jucesp).

Além desses órgãos e empresas que estarão prestando atendimento pessoal, o local também disponibilizará aos cidadãos, por meio de auto-atendimento, serviços das seguintes empresas: Bancos – 24 Horas, Itaú, do Brasil, Bradesco, Nossa Caixa e Caixa Econômica Federal, além dos órgãos como Emplasa, Seade, Socicam e Quiosque Rede Governo – estes dois últimos pela primeira vez num Posto Poupatempo.

Sendo monitorado diretamente pela Superintendência do Poupatempo, este projeto piloto deverá se configurar como um ‘laboratório’ de produção de dados para avaliação do comportamento desta demanda, das dificuldades operacionais de acesso aos serviços da Internet pela população, da inclusão de novos serviços, etc. Estes dados servirão de subsídios para todo o Governo no aprimoramento do Governo Eletrônico.

Além da unidade entregue hoje, o Poupatempo, que é ligado à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, conta com quatro postos na Capital: Sé, Alfredo Issa (exclusivo para emissão de Carteira de Identidade e Atestados de Antecedentes Criminais), Santo Amaro e Itaquera; dois no Interior: Campinas e São José dos Campos, e um na Grande São Paulo em São Bernardo do Campo.

Serviços oferecidos

Emissão de documentos como RG e carteira de trabalho; segundas vias de contas de água, luz e telefone; licenciamento de veículos; cadastramento para obtenção de emprego e inscrição em cursos de qualificação profissional; e pagamento de tributos são apenas alguns exemplos que estão à disposição da população nos postos do Poupatempo.

Funcionários treinados e equipamentos informatizados agilizam o atendimento que, na grande maioria das vezes, é realizado no mesmo dia. Os serviços mais procurados são do Detran, da Polícia Civil, da Nossa Caixa, da Telesp e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Os postos do Poupatempo também oferecem serviços de apoio, como banco, papelaria, fotocópia e lanchonete.

As principais inovações do projeto estão na ampliação do atendimento para 12 horas consecutivas, de segunda a sexta-feira, e para 6 horas aos sábados; na diminuição do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho nos órgãos com maior procura; no Disque Poupatempo, uma central de atendimento telefônico gratuito; e, ainda, na disponibilização do sistema “Guia de Informações sobre Serviços Públicos”, que permite consultas sobre serviços disponíveis, com indicação da documentação necessária, taxas cobradas, endereços e horários de atendimento dos Postos Poupatempo.

Unidades do Poupatempo


Inaugurado em 20 de outubro de 1997
Mais de 270 serviços (6.000 m²)
Praça do Carmo, s/nº – São Paulo – SP
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Alfredo Issa
Inaugurado em 9 de junho de 1998
RG e Atestado de Antecedentes (1.600m²)
Praça Alfredo Issa, 57 – São Paulo – SP
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Campinas
Inaugurado em 28 de agosto de 1998
Mais de 80 serviços (3.000m²)
Av. Francisco Glicério, 935 – Campinas – SP
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Santo Amaro
Inaugurado em 31 de agosto de 1998
Mais de 300 serviços (9.000m²)
Rua Amador Bueno, 176 / 258 – São Paulo – SP
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

São José dos Campos
Inaugurado em 15 de setembro de 1998
Mais de 150 serviços (2.100m²)
Shopping Colinas – Av. São João, 2.200 – São José dos Campos – SP
Segunda a sexta, das 9 às 21 horas; sábado, das 9 às 15 horas

Itaquera
Inaugurado em 18 de novembro de 2000
Mais de 300 serviços (10.000 m²)
Av. do Contorno, 60 – Estação Corínthians-Itaquera do Metrô
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

São Bernardo do Campo
Inaugurado em 23 de junho de 2001
Mais de 400 serviços (8.100 m²)
Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro – São Bernardo do Campo
Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

Guarulhos
Inaugurado em 5 de setembro de 2002
Rua José Campanella, nº 5- Bairro Macedo – próximo à rodovia Presidente Dutra
Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Disque Poupatempo – 0800.17.12.33 (Ligação gratuita)
Segunda a sexta, das 6 às 22 horas
Sábado, das 6 às 17 horas

Internet
Home Page: www.poupatempo.sp.gov.br

E-mail: poupatempo@sp.gov.br

Valéria Cintra