Poupatempo amplia serviços na unidade Itaquera

Usuários podem obter 2ª via de certidões registradas em cartórios de vários municípios paulistas

qui, 14/03/2002 - 11h59 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Itaquera ampliou os serviços para facilitar ainda mais a vida do cidadão. A partir de agora, quem for à unidade, localizada na zona Leste da Capital, poderá obter a segunda via de certidões registradas em vários municípios paulistas.

Isto jé é possível porque o posto da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen/SP) do Poupatempo Itaquera, que emite a segunda via de 11 tipos de certidões, entre elas, nascimento e casamento, ampliou o sistema de rede informatizada, integrando os cartórios de mais 15 cidades do interior do Estado. Até o final de fevereiro, este sistema integrava apenas cartórios da Capital.

Agora, os cidadãos podem solicitar segundas vias das certidões registradas também nos municípios de Araraquara (somente o primeiro e o segundo subdistrito), Batatais, Bauru (primeiro subdstrito), Diadema, Gavião Peixoto, Guarulhos, Igarapava, Jardinópolis, Jurucê, Marília, Orlândia, Ribeirão Preto (somente o primeiro e o segundo subdistrito), Santos (somente o primeiro Subdistrito), São Carlos (somente o primeiro Subdistrito) e Taquaritinga.

A vantagem é que o cidadão não precisa mais ir ao cartório onde foi registrada a certidão original para solicitar a segunda via. Por meio do sistema integrado, o cidadão pode solicitar a segunda via de uma certidão no Poupatempo Itaquera, e receber o documento via Sedex, serviço que já está incluso na taxa de R$17,60, cobrada pela emissão certidão.

As pessoas que não tem condições de pagar a quantia podem solicitá-la gratuitamente. Para isso, basta assinar uma declaração de pobreza, nos termos da Lei 7.115/83. Neste caso, o documento é retirado pelo cidadão na Arpen do Poupatempo Itaquera.