Postos de atendimento registram aumento de 41% no índice de colocados no mercado de trabalho

nd

sex, 04/01/2002 - 15h29 | Do Portal do Governo

O número de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo que conseguiu emprego por intermédio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), em 2001, aumentou 41% em comparação com o ano anterior.

A informação é da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que criou os PATs para intermediar a relação entre trabalhadores e empresas, auxiliando na colocação ou reinserção de profissionais no mercado de trabalho.

No período medido, de janeiro a novembro de 2001, os PATs intermediaram a colocação de 83.092 trabalhadores na Região Metropolitana, contra 63.221, no mesmo período de 2000. No Estado todo, o crescimento foi de 31%.

Só no mês de novembro, 479 pessoas conquistaram postos de trabalho em Mogi das Cruzes e 412 em Osasco. O PAT Casa Mário Covas, que fica na região central da Capital, auxiliou 401 trabalhadores a conquistarem uma vaga no mercado naquele mês.

Os trabalhadores interessados em cadastrar-se no serviço, devem procurar o PAT mais próximo do local onde mora, levando identidade e carteira de trabalho. Já as informações sobre vagas disponíveis podem ser obtidas por telefone.

Os endereços em telefones dos Postos de Atendimento ao Trabalhador estão disponíveis no site www.emprego.sp.gov.br, ou no PAT central, que fica na Rua Helvétia, 55, Campos Eliseos, próximo ao terminal de ônibus Princesa Isabel, região central da Capital.

O telefone é (0 XX 11) 3361- 6500. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

A PAT também oferece outros serviços como seguro desemprego e informações sobre cursos de qualificação profissional, o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proer) e Programa de Apoio a Pessoa Portadora de Deficiência (Padef). Alguns também emitem de carteira de trabalho. Ao todo, o Estado de São Paulo conta com 138 Postos de Atendimento ao Trabalhador. A meta é acrescentar outras 40 unidades neste ano.

Cíntia Cury