Posse: Engenheiro Luiz Mauro Barbosa assume hoje o Instituto de Botânica

Instituto desenvolve pesquisas dirigidas ao conhecimento e à conservação da biodiversidade

qua, 12/02/2003 - 10h25 | Do Portal do Governo

O secretário José Goldemberg empossa na manhã desta quarta-feira, dia 12, o novo diretor do Instituto de Botânica, o engenheiro agrônomo Luiz Mauro Barbosa. A cerimônia está sendo realizada na sede do Instituto, na Av. Miguel Estéfano, 3031, Água Funda.

O futuro diretor do Instituto de Botânica coordenará 61 pesquisadores, 90% com doutorado, que desenvolvem pesquisas dirigidas ao conhecimento e à conservação da biodiversidade.

Estudos de todos os grupos de vegetais da flora brasileira, fungos e algas são realizados na instituição. O conhecimento e a conservação da biodiversidade dos principais biomas do Estado de São Paulo e também a recuperação de áreas degradadas e a detecção de bioindicadores de poluição são objetos de pesquisa.

Atualmente, o instituto conta com 104 projetos em andamento que tratam do conhecimento e conservação da biodiversidade, monitoramento, recuperação e biorremediação de ambientes alterados, bioprospecção e biotecnologia e educação em meio ambiente. Desenvolve um trabalho junto à sociedade, fornecendo assessoria em campos como: identificação de plantas, levantamentos florísticos, cultivo de algas e cogumelos de interesse comercial, implantação de viveiros de espécies vegetais, produção de sementes e mudas, modelos de recuperação vegetal e monitoramento do ar e da água.

O Jardim Botânico de São Paulo, um dos mais belos pontos turísticos da cidade, também integra o instituto, e mantém coleções cientificas de plantas que são encontradas nas principais formações vegetais do Estado, principalmente da Mata Atlântica. Administra duas reservas importantes do Estado, onde são desenvolvidas pesquisas em parcerias com universidades e outras organizações: a Reserva Biológica de Paranapiacaba, na Serra do Mar; e a Reserva Biológica e Estação Experimental de Moji-Guaçu, situada em área de cerrado, no interior do Estado.