População do interior de São Paulo passa a ter acesso gratuito à internet

São José do Rio Preto é o primeiro município fora da Capital a receber os computadores do Programa Acessa São Paulo

ter, 05/03/2002 - 14h28 | Do Portal do Governo

Após oferecer acesso gratuito à internet para cerca de 270 mil pessoas em bairros carentes da Capital, o Governo do Estado começou a ampliar o Programa Acessa São Paulo para cidades do Interior. O município de São José do Rio Preto recebeu, na última semana, 10 microcomputadores que estão disponíveis para atender 220 usuários diariamente.

O objetivo é reduzir o analfabetismo digital, um problema que vem sendo constatado em todo o mundo, em virtude dos avanços tecnológicos. O coordenador do Programa Acessa São Paulo, Fernando Guarnieri, chamou a atenção para este novo foco de exclusão social. Segundo ele, nas cidades do Interior o problema é ainda maior. “A exclusão está mais concentrada em locais afastados dos centros urbanos. Entre a população rural de baixa renda, o índice é de quase 100%”, disse.

Guarnieri informou que até o fim deste ano estarão em funcionamento 58 centros de acesso gratuito na Capital e em 64 cidades paulistas. Os municípios de Registro, Araçatuba, Andradina, Piracicaba, Adamantina, Dracena e Votuporanga serão os próximos a serem atendidos. “Em Votuporanga, os computadores já foram instalados e a unidade está em pré-operação”, adiantou.

Assim como em São Paulo, os usuários do Interior também têm direito a utilizar os equipamentos por 30 minutos. O uso é acompanhado por monitores, que orientam as operações básicas; tiram dúvidas; auxiliam na criação de uma conta de e-mail pessoal; e estimulam as pessoas a navegarem pela internet.

No Interior, a instalação das unidades é feita em parceria com as prefeituras. O Estado cede os equipamentos, o link, e faz o treinamento dos monitores; enquanto o município disponibiliza o espaço físico e realiza a contratação dos monitores.

A monitora Camila Bestetti trabalha das 8 às 17 horas na unidade de São José do Rio Preto. Ela destacou que o movimento está bastante intenso, com uma média de 70 inscrições por dia. Para se inscrever, as pessoas maiores de 16 anos precisam apenas levar o RG. Os menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável na primeira vez em que forem ao local. “É um trabalho bastante gratificante, porque auxilia as pessoas carentes a abrirem fronteiras de conhecimento e comunicação”, analisou Bestetti.

Ela observou que muitas pessoas atendidas nunca mexeram em computador. “Ensinamos o básico, como digitação e manuseio do mouse, para depois colocarmos elas em contato com a internet”, disse. A monitora informou também que os sites mais procurados são os de empregos, para cadastrar currículos, e também de concursos públicos. “Mas em pouco tempo elas percebem que por meio de uma telinha e um teclado é possível acessar o mundo”, afirmou.

A unidade de São José do Rio Preto está instalada no Centro Cultural. O endereço é: Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1, Centro.

Para mais informações sobre a ampliação do programa Acessa São Paulo no Estado, o telefone de contato é o (0XX11) 3745-3627.

Rogério Vaquero