Ponte que liga Capital a São Caetano ficará pronta em maio, diz Alckmin

Governador deu início às obras nesta sexta-feira

sex, 14/01/2005 - 16h40 | Do Portal do Governo


Resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado e as prefeituras de São Paulo e São Caetano do Sul, a tão esperada ponte sobre o Córrego Ribeirão dos Meninos será definitivamente construída. Nesta sexta-feira, dia 14, o governador Geraldo Alckmin acionou uma máquina retroescavadeira, dando início à obra, que vai beneficiar cerca de 60 mil moradores dos dois municípios.

Orçada em R$ 772 mil, a ponte terá 32,8 metros de extensão, duas passarelas, além de passagem de pedestre e deverá ser entrega em maio deste ano. O valor será custeado pelo Estado e pelas duas prefeituras.

A ponte que havia no local foi destruída durante um forte temporal ocorrido em outubro de 2002. Os escombros estavam impedindo o escoamento do córrego, provocando enchentes.

As negociações para a construção da ponte ficaram paradas durante o ano de 2004, pela demora em obter aprovação na Câmara Municipal de São Paulo. Foi cogitada a possibilidade de a licitação ser feita pela prefeitura de São Caetano do Sul, mas não houve avanços. O Governo do Estado decidiu então promover a concorrência.

“O processo licitatório foi feito no ano passado e o prefeito de São Paulo, José Serra, vai agilizar todos os procedimentos”, disse Alckmin. Serra disse estar confiante de que a obra será aprovada na Câmara e criticou o fato do projeto não ter sido aprovado pela gestão municipal anterior.

Piscinão

O governador afirmou que dois piscinões serão entregues na região nos próximos meses. Em fevereiro, será entregue o piscinão Mercedes-Paulicéia, em São Bernardo do Campo, e em março, o Guido Aliberti, em São Caetano do Sul. Com estas obras, já são 15 piscinões na região, e a 16º, na Ford, em Taboão da Serra, está em processo de abertura de concorrência.

Valéria Cintra