Polônia compra avião e suco de laranja de São Paulo

Brasil exporta três vezes mais do que importa daquele país

seg, 08/04/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo


Dos US$ 168,5 milhões exportados pelo Brasil à Polônia no ano passado, São Paulo respondeu por US$ 56,8 milhões. O país adquiriu 16 aviões da Embraer, indústria aeronáutica localizada no Estado de São Paulo, com unidades em São José dos Campos, Botucatu e, agora também, na região de São Carlos.

Nesta segunda-feira, dia 8, o presidente polonês Aleksander Kwasniewski foi recebido no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Geraldo Alckmin.

Durante o encontro, o presidente polonês recebeu de Alckmin um tucano de prata e pedras brasileiras e presenteou o governador com um quadro. A primeira-dama polonesa, Jolanta Kwaniewska, recebeu da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) um colar de pedras brasileiras e retribuiu com outro colar de metal e pedra.

A visita de Kwasniewski é, na opinião do governador, eminentemente comercial. ‘O presidente está acompanhado de grande número de empresários dos setores químico, farmacêutico, naval e indústria pesada’, afirmou. A Polônia tem uma presença marcante na região central européia e uma porta para o Leste da Europa. E São Paulo, para o Mercosul. ‘É possível estabelecer uma parceria importante do Mercosul com a Europa, principalmente nas regiões central e leste’, disse o governador.

Na manhã desta segunda-feira, Kwasniewski esteve em São José dos Campos para conhecer a fábrica da
Embraer. ‘Está sendo estudada a criação, na Polônia, de um centro de treinamento para pilotos dos aviões da Embraer para as regiões central e leste da Europa’, contou Alckmin.

São Paulo, que tem características semelhantes às da Polônia em aspectos como território, número de habitantes, Produto Interno Bruto e renda per capita, também exporta suco de laranja para aquele país.

Após a visita, o presidente polonês seguiu para a sede da Fiesp, onde almoçou com empresários poloneses e brasileiros e, em seguida, participou de seminário sobre a relação dos dois países. O presidente da Polônia também visitará o Chile, a Colômbia e o Peru.

Cíntia Cury