Política: Dicionário ajuda a entender melhor o discurso político

A obra é composta de dois volumes e oferece ao leitor farto material para o entendimento do discurso político

sáb, 05/04/2003 - 15h10 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado e a Editora Universidade de Brasília estão lançando o Dicionário de Política. A obra, composta de dois volumes, oferece ao leitor farto material para o entendimento do discurso político.

É freqüente nos meios de comunicação, quando da apresentação de debates políticos ou mesmo entrevistas com personalidades da área, a utilização de palavras ou expressões que nem sempre são do conhecimento da maioria das pessoas.

A obra vem completar essa lacuna. Juntamente com termos específicos da política, há palavras dos universos econômico, sociológico e do direito. São mais de 1.300 páginas, com verbetes agrupados alfabeticamente e esquematizados para informar, conceituar e debater os principais aspectos de cada assunto.

Os livros trazem explicações simples dos principais conceitos do universo do discurso político, mostrando a evolução histórica do termo, fazendo análise da utilização atual e referência a conceitos afins, indicando autores e obras a eles diretamente ligados.

Estudo especial

Cada termo recebeu tratamento especial dos autores. Por exemplo, o vocábulo liderança – muito utilizado nos discursos políticos e empresariais – tem hoje um significado diferente do que teve tradicionalmente na história do pensamento, desde Platão. Os autores explicam o que é liderança, o conceito antigo e o atual; o papel e a função do líder. Há ainda informações a respeito dos três tipos de líderes: o de rotina, o inovador e o promotor, com considerações sobre líderes e liderados.

Para explicar o termo modernização, os autores dedicaram oito páginas do segundo volume. O leitor tem a definição de modernização em geral, modernização política, estádos e crises; modernização econômica, social, valores e variáveis estruturais e a conclusão.

Os autores

Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino são cientistas políticos de conceito acadêmico reconhecido internacionalmente. Eles contaram com a colaboração de uma equipe de especialistas em questões políticas, sociológicas, históricas, jurídicas e econômicas, vindos das Universidades de Turim, Florença, Bolonha, Pádua, Pavia, Roma, Bonn, Massachussetts-Amherst e Ohio.


Serviço
Dicionário de Política, dois volumes, 1.318 páginas
Preço: R$ 57,00. Pode ser adquirido pelo site da Livraria Virtual e/ou por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente 0800-123401, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30.

Vera Lúcia de Almeida Da Agência Imprensa Oficial