Polícias Civil e Militar realizam operação anti-seqüestro e libertam menino de oito anos mantido com

nd

qui, 22/11/2001 - 19h01 | Do Portal do Governo

A partir do mapeamento da criminalidade permitido pelo Infocrim, a Secretaria da Segurança Pública, por meio das polícias Civil e Militar, promoveu nesta quarta-feira, 21, operação anti-seqüestro nas regiões da Capital que são usadas como local de cativeiro. O objetivo foi flagrar seqüestradores e apreender as armas utilizadas neste tipo de delito. O Infocrim é um banco de dados completamente informatizado e ligado em rede, lançado em 21 de setembro de 2000, por meio do qual as polícias Civil e Militar têm condições de saber, em tempo real, em que lugares, horários e condições agem os criminosos nas diferentes áreas da cidade.

Somente neste ano, sete seqüestradores foram mortos em confronto com a polícia, 113 foram presos, 64 cativeiros foram identificados e 29 vítimas libertadas. Outras operações deste gênero continuarão sendo feitas sem datas ou horários predeterminados. Projeções feitas pela Secretaria da Segurança Pública indicam que o mês de novembro deverá ter uma queda de 70 por cento de casos de seqüestros em relação ao outubro.

A operação desta quarta-feira ocorreu entre 6h e 12h e contou com a participação de 120 policiais dos seguintes setores: Divisão Anti-Seqüestro (DAS), Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e policiais militares do Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 2 (CPAM2). O método empregado foi a revista dos locais, além da vistoria de carros, motos e abordagem de pessoas.

Por volta das 11 horas, no decorrer da operação, os policiais receberam a denúncia sobre a ocorrência de um seqüestro de mãe e filho. Posteriormente, a mãe foi libertada para conseguir o dinheiro para o pagamento do resgate exigido, R$ 50 mil reais. Várias viaturas se dirigiram para a Rua Bilbao, 80, Americanópolis, zona sul da capital, local do cativeiro. Ao chegarem, os policiais foram recebidos a tiros pelos seqüestradores e, no confronto, Wesley Souza de Oliveira foi atingido e morreu ao dar entrada no Pronto-Socorro do Jabaquara. Um homem e uma mulher que também permaneciam no local guardando a vítima conseguiram fugir. As investigações para a prisão dos demais envolvidos no caso continuam. O refém foi libertado sem o pagamento do resgate.

O balanço da operação foi o seguinte:

– Pessoas averiguadas: 543;
– Automóveis e motos vistoriados: 285;
– Veículos e motos apreendidos: 01;
– Armas de fogo apreendidas: 03.