Policiamento ostensivo ganha reforço de 159 novos policiais militares na Capital

Governador Geraldo Alckmin destacou que o combate à criminalidade vem apresentando bons resultados

dom, 23/03/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo


São Paulo – O policiamento ostensivo preventivo ganhou neste domingo, dia 23, o reforço de 159 novos policiais militares na Capital. Durante a cerimônia de formatura dos novos PMs, realizada no Parque da Água Branca, Zona Oeste da Capital, o governador Geraldo Alckmin destacou que o combate à criminalidade vem apresentando bons resultados.

Ele informou que no ano passado, foram registradas quedas nos índices de furto (9%) e roubo (14%) de veículos, homicídio (10%), roubo de cargas (30%), estupro (36%) e latrocínio (79%), na Capital, em relação a 2001. Apenas nos casos de roubo e furtos foram registrados crescimentos de 8% e 9%, respectivamente. O governador declarou que a polícia de São Paulo é a mais bem equipada do Brasil. Tem equipamentos novos, armamento moderno, como a pistola ponto 40 e coletes à prova de balas, e helicópteros.

Alckmin elogiou os PMs pela escolha da nova profissão. “Quero cumprimentá-los por terem tido a coragem de fazer do grande desafio do mundo moderno, que é a segurança pública, a sua profissão. Essa é a única profissão que se coloca a própria vida a serviço da população”.

O secretário da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira Júnior, que foi paraninfo da turma ‘sargento Nelson Aparecido Geraldi’, agradeceu em seu discurso o convite da Polícia Militar e destacou a atuação da corporação contra a criminalidade. ‘Tenho certeza de que o esforço deste governo, em conjunto com todo o efetivo e a estrutura da PM, têm dado os resultados e as respostas que a nossa sociedade tem solicitado’. Duarte Nogueira disse também que deseja que a Polícia Militar continue sendo motivo de orgulho para todos os paulistas e, ao mesmo tempo, referência para todo o Brasil.

Foi anunciado durante o evento, a criação oficial da Patrulha Rural, uma nova modalidade de policiamento dentro da Polícia Ambiental, que atuará na prevenção criminal na zona rural do Estado. O governador entregou as chaves de 48 viaturas Land Rover para a Patrulha Rural. Também foram entregues 12 viaturas Corsa que serão utilizadas no policiamento da zona oeste da Capital.

A importância da Polícia Ambiental, que faz um trabalho fundamental, mas pouco conhecido pela população, foi destacada pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. ‘São mais de dois mil homens, que trabalham em silêncio na preservação do meio ambiente, na preservação da vida’. Segundo o secretário, agora eles partem para um novo tipo de policiamento, que é a Patrulha Rural. Saulo declarou que serão criados cinturões de segurança nas cidades do Interior para atuar contra o crime organizado com mais eficácia, nas zonas rurais, no combate ao furto de gado e equipamentos agrícolas.

Durante todo o dia, será comemorado o “Dia da Polícia Militar com a Comunidade”, que marca a aproximação da PM com a população. Os cidadãos têm a oportunidade de conhecer de perto os serviços prestados e detalhes dos grupamento dos Bombeiros, Rota, GATE, COE e Polícia Ambiental. Estão sendo realizados também vários eventos abertos ao público no Parque da Água Branca. Além disso, a população pode visitar o ônibus ambulatório do Centro Médico, que é utilizado em grandes eventos, como jogos de futebol e espetáculos, e está equipado para fazer pequenas cirurgias.

Alckmin declarou que o dia de hoje é muito importante porque é o dia da comunidade. ‘Quando a polícia e a comunidade se juntam, ambos ganham. A polícia porque conhece melhor o bairro e consegue fazer um trabalho mais eficiente e a população porque passa a confiar mais nos policiais’.

André Muniz