Policiamento no hospital de Heliópolis será reforçado

Número de policiais fixos na unidade hospitalar será ampliado de dois para seis. Duas viaturas ficarão 24 horas na porta do Hospital

ter, 26/07/2005 - 17h13 | Do Portal do Governo

O policiamento no hospital de Heliópolis, localizado na Zona Sul da Capital, será reforçado. A decisão de ampliar o número de policiais militares que fazem a segurança exclusiva deste hospital foi tomada nesta terça-feira, dia 26, em reunião entre o governador Geraldo Alckmin, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, e o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

O hospital de Heliópolis conta, há seis meses, com uma ala específica para atendimento de presos do sistema penitenciário que dependem de cirurgias. Furukawa explicou que a criação dessa ala foi feita por medida de segurança. Segundo ele, os casos mais simples são tratados dentro das penitenciárias, mas as cirurgias têm de ser realizadas em hospitais da rede pública. “E uma vez dentro do hospital é muito mais seguro manter os presos separados do atendimento público”, observou.

Neste período de seis meses, o Estado já realizou, em Heliópolis, 94 cirurgias sem registrar a ocorrência de problemas. Marcelo de Oliveira informou que os dois policiais que ficavam fixos no hospital já eram suficientes para conter qualquer tipo de tentativa de resgate. “Mas para atender a reivindicação dos médicos e da população da região, já determinamos o aumento do número de policiais no Hospital”, garantiu.

Até hoje, o policiamento no local era feito por dois policiais militares e por uma viatura da PM, que eventualmente saía para atender ocorrências, voltando em seguida para a frente do hospital.

A partir de agora, a unidade hospitalar terá dois policiais fixos no saguão e duas viaturas (cada uma com dois policiais) estacionadas em frente à entrada 24 horas por dia, sem poder deixar o local para atender ocorrências. Oliveira lembrou ainda que há três policiais que fazem a ronda do hospital a pé todos os dias. “E o batalhão da PM está localizado a menos de cinco minutos do hospital”, ressaltou.

Furukawa lembrou ainda que além do forte apoio policial, a ala do hospital de Heliópolis é absolutamente segura, com uma porta de aço na sala de cirurgia e grades e fechaduras nos dormitórios. Além disso, a transferência dos presos que necessitam de cirurgia para o hospital é sempre acompanhada por uma escolta da Secretaria da Segurança Pública.

Novas alas no Estado

Furukawa anunciou após a reunião que outros três hospitais do Estado deverão contar com a ala penitenciária. De acordo com ele, atualmente todos os presos que necessitam de cirurgia estão vindo para Heliópolis. “Há uma demanda de mais de 400 presos que precisam de cirurgia para hérnia. Na cidade de São Paulo, o hospital de Heliópolis é o suficiente para atender, mas estamos trabalhando para instalação dessas alas nos municípios de Assis, Mirandópolis e Promissão. Assim, o Estado inteiro ficará guarnecido deste setor”, apontou.

Nas cidades de Assis e Promissão, a previsão é a de que em 60 dias a ala esteja implantada nos mesmos moldes da de Heliópolis. Já em Mirandópolis, o Hospital passa por reformas e, por isso, a instalação deverá levar mais tempo.

Rogério Vaquero