Policiamento na Zona Oeste conta com mais 30 viaturas

A entrega dos veículos foi feita pelo governador Alckmin em Pinheiros

sex, 21/06/2002 - 18h13 | Do Portal do Governo


Mais 30 viaturas já estão nas ruas da Zona Oeste de São Paulo aumentando o policiamento preventivo e ostensivo. A entrega dos veículos foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira, dia 21, no bairro de Pinheiros. Só este ano, os batalhões da Região Oeste da Capital receberam 51 carros modelo Blazer, Astra e Vectra do Governo do Estado.

Os investimentos em Segurança Pública estão possibilitando reduzir os índices de criminalidade. A comparação dos números do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período de 2001 mostra que os casos de homicídios foram reduzidos em 10% na Zona Oeste. Segundo o governador, os furtos e roubos de veículos caíram 26% e 11%, respectivamente.

Para o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, a Zona Oeste exige uma ação especial dos policiais, pois apresenta grandes variações de classes sociais. ‘Aqui temos divisões bem visíveis do patrulhamento e a Polícia trabalha com muita proximidade da população’, analisou.

Além dos veículos, o Governo do Estado também está adquirindo 700 motocicletas para a Polícia Militar. As motos são importantes para que a Polícia possa chegar rapidamente nos locais de ocorrência, em horários de pico de trânsito. O secretário explicou que elas iram percorrer os principais corredores da Região Metropolitana, incluindo as Marginais Tietê e Pinheiros.

O aumento do efetivo policial é outra prioridade da administração estadual. Até o ano de 1995, o Estado de São Paulo tinha 72.993 policiais militares. Hoje, o efetivo da PM é de aproximadamente 86 mil policiais. ‘E são policiais bem treinados. Eles passam por um período de um ano de treinamento antes de integrarem a corporação’, enfatizou o governador.

O Estado contratou ainda 6 mil jovens, entre 18 e 23 anos, para realizar os serviços de apoio na Polícia Militar, liberando os PMs que atualmente realizam estes serviços para o policiamento de ruas. Estes policiais temporários já foram treinados e no mês de julho estarão iniciando as atividades.

Rogério Vaquero

Leia mais

  • Capital conta com mais uma delegacia moderna.