Policiais recebem 85 bolsas de estudo para 12 cursos universitários

A iniciativa é resultado de uma parceria do Estado com a Uninove e a Rede Globo

ter, 17/08/2004 - 14h13 | Do Portal do Governo


Como forma de valorizar e elevar a auto-estima dos policias militares e civis, o Governo do Estado assinou uma parceria com o Centro Universitário Nove de Julho (Uninove) e o Instituto Sou da Paz, da Rede Globo, oferecendo 85 bolsas, distribuídas em 12 cursos universitários aos policiais que não tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade. Para tanto, a universidade vai investir mais de R$ 1 milhão no período de quatro a cinco anos, dependendo do curso. A Rede Globo vai divulgar inserções comerciais sobre a iniciativa- pioneira no País- como forma de atrair mais parceiros. A parceria foi assinada nesta terça-feira, dia 17, no campus Vila Maria, Zona Norte da Capital, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Durante o discurso, autoridades ressaltaram a necessidade de se tomar iniciativas que reconheçam e estimulem o esforço de homens que diariamente colocam suas vidas em risco para proteger a população. Alckmin acredita no crescimento do programa que tem como uma das finalidades aproximar a polícia da sociedade e do meio acadêmico. “Vivemos no mundo do conhecimento, onde precisamos estudar todos os dias, pois as mudanças ocorrem rapidamente, em alta velocidade. A polícia precisa de profissionalismo, exige técnica, tecnologia e experiência”, disse o governador.

O reitor da Uninove, Eduardo Storópoli, afirmou que a iniciativa é um estímulo aos policiais que têm uma função desgastante. “Eles merecem todo o nosso respeito e os cursos vão ajudar a valorizar a carreira de cada um deles”, apontou. Além deste, a Uninove tem outros programas em parceria com o Governo do Estado, como o Teia do Saber, que capacitou três mil professores em 2003, e o de bolsa universitária, que atende dois mil jovens que atuam no programa Escola da Família.

O presidente do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, apontou que o policial não deve ser visto como inimigo e sim como um importante aliado da população. Ressaltou a necessidade da integração entre a iniciativa privada e o Estado para que a sociedade tenha a polícia desejada. “As coisas em São Paulo estão melhorando. Os homicídios vêm caindo, junto com o Estado instalamos programas sociais em bairros periféricos. É através deste horizonte positivo que podemos avançar”, acrescentou.

O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que o Estado está afastando os maus policiais e investindo nos bons. “Com isto, a polícia vem mudando a cara da segurança pública em São Paulo”, declarou.

Leia mais:: Como vai funcionar a bolsa

Valéria Cintra