Policiais Militares são beneficiados com Centro de Reabilitação e Reforma de Hospital

Hospital presta assistência médica e hospitalar a 130 mil membros ativos e inativos da corporação

qua, 25/08/2004 - 15h21 | Do Portal do Governo


Com a finalidade de priorizar a saúde do policial militar- desde o momento em que ele ingressa na corporação até o amparo na sua velhice- o governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, dia 25, o Centro de Reabilitação e a reforma do Hospital da PM, no Barro Branco, Zona Norte da Capital, que vão prestar assistência médica e hospitalar aos 130 mil membros ativos e inativos da corporação.

O Centro de Reabilitação da Polícia Militar funcionará em parceria com o departamento de Reabilitação do Hospital das Clínicas. O local vai atender os policiais na ativa e os que foram afastados por questões de saúde, como os que sofreram algum tipo de amputação no exercício de sua função.

O Centro situa-se numa área de 4.500 metros quadrados, com três pavimentos e um total de 71 dependências, incluindo clínica de fisioterapia, balneoterapia e núcleo de medicina esportiva.
É um órgão subordinado diretamente à Diretoria de Saúde da Polícia Militar e presta atendimento médico aos policiais militares do Estado de São Paulo nas áreas de medicina de reabilitação física e psíquica. Tem como funcionários 105 policiais militares, com funções de médico e de serviço de apoio de enfermagem. Com sua inauguração, serão beneficiados 500 pacientes por dia.

No Hospital foram efetuadas reformas no Pronto-Socorro, ambulatório, centro de diagnóstico, laboratório de análises e UTI, com cinco salas de internação. As obras tiveram um investimento de R$ 63 milhões no Tesouro paulista.

Com capacidade para 320 leitos, atende a 950 pacientes por dia e tem 620 funcionários. As ocorrências médicas mais freqüentes estão nas áreas de ortopedia, traumatologia, psiquiatria e clínica geral. Dispõe de sete ambulâncias, um ambulatório móvel e uma ambulância UTI.

O Hospital da Polícia Militar é o 19º a ser entregue pela atual gestão. “O prédio tem mais de 30 anos e precisava ser reformado e concluído os nove andares. Compramos equipamentos modernos, de última geração para oferecer um serviço de ponta, o melhor possível para o nosso policial”, destacou Alckmin.

O comandante da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues, lembrou hoje, data em que se comemora o Dia do Soldado, dois PMs morrerram em acidente numa viatura policial, na região de São José do Rio Preto, o terceiro será tratado no Centro de Reabilitação. Citou que, diariamente, os policiais cumprem seu dever, arriscando suas vidas para proteger a população e mesmo assim, a corporação é criticada, em alguns casos, injustamente. Emocionado, ele agradeceu ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, por reconhecerem o trabalho da corporação e por ser seus defensores.

Abreu Filho disse que a entrega do hospital e do Centro de Reabilitação representam uma grande conquista para a corporação. “Abre uma frente de atendimento nunca vista antes no Estado de São Paulo. Ameniza a situação daqueles que ficaram amputados trabalhando para salvar vidas”.

A diretora do departamento de Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, LinaMara Battistella, explicou que a parceria vai permitir que o HC traga mais recursos tecnológicos e ajude na capacitação dos profissionais do Centro de Habilitação da Polícia Militar.