Policiais militares que atuaram na solução de casos de seqüestro são homenageados

nd

sex, 08/02/2002 - 15h22 | Do Portal do Governo


Este ano, soldados libertaram 14 pessoas.
Entre eles, o publicitário Washington Olivetto

Os 53 policiais militares que enfrentaram situações muito difíceis e/ou perigosas desde o início deste ano foram homenageados com Láureas do Mérito Pessoal ou Medalha Sesquicentenário da PM. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, dia 8, na sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública. No grupo de homenageados estão os 23 policiais da região de Serra Negra, Interior de São Paulo, que cercaram a chácara e prenderam os seqüestradores de Washington Olivetto e também os sete homens que entraram no cativeiro e libertaram o publicitário, na semana passada. Também receberam a homenagem 25 homens que trabalharam na solução, desde 1º de janeiro, de 13 casos de seqüestro no Estado.

As ações dos 53 policiais resultaram na prisão de 20 seqüestradores. ‘É o reconhecimento pelos bons serviços prestados. A polícia tem feito seu trabalho ostensivo e preventivo, se arriscando, sofrendo grande estresse. Nada como reconhecer tudo isso’, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo.

De acordo com Melo, todos os meses, desde que assumiu o comando da PM, em 1999, policiais são homenageados pela dedicação no cumprimento do dever. No ano passado, foram entregues cerca de 14 mil láureas e 350 medalhas a policiais. Também foram publicados em boletim de circulação interna 125 mil elogios. ‘Isso significa que os policiais são elogiados ou recebem medalhas mais de uma vez, já que o contingente da Polícia Militar no Estado é de 84 mil homens’, explicou.

Para o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, as homenagens são o reconhecimento da PM ao valor dos policiais. ‘É importante que a sociedade, que todos nós reconheçamos esse bom trabalho’, ressaltou Abreu.

Ele destacou que a Polícia de São Paulo trabalha 24 horas por dia. E observou: ‘Vejam as horas em que as prisões estão ocorrendo, o momento do dia em que a polícia está estourando cativeiros, fazendo blitz, mapeando a cidade, trabalhando em todas as regiões. A população precisa reconhecer isso e nos ajudar nessa motivação, com o Disque-denúncia, participando de Conselhos de Segurança (Conseg), dando sugestões, denunciando o mau policial e também apontando o bom. Vamos criar um ambiente de motivação de todos nós’, disse.

Saulo ressaltou que, no ritmo que a polícia vem atuando, a população vai perceber a redução dos casos de seqüestro em curto prazo. Em alguns locais, os índices desse tipo de crime foram zerados e as principais quadrilhas, presas. Atualmente, mais de 300 seqüestradores estão na cadeia e cerca de 20 foram mortos em embates com a polícia. ‘Nós estamos numa guerra contra o crime no Estado de São Paulo e todo dia estamos vencendo uma batalha. Nós vamos vencer essa guerra’, enfatizou o secretário. Saulo também pediu penas mais rígidas aos criminosos. ‘O crime não pode compensar’, concluiu.

Cíntia Cury