Policiais Militares mortos e feridos em ação são homenageados pelo Governo do Estado

Homenagem foi realizada durante a cerimônia de encerramento da Feira Internacional de Segurança e Defesa

sex, 09/05/2003 - 21h16 | Do Portal do Governo

“Trago em nome do povo paulista e de minha família o nosso sentimento de reconhecimento e gratidão àqueles que colocaram em risco a sua saúde e sua própria vida em nome dos co-cidadãos”, disse o governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira, dia 9, durante a entrega das 125 “Medalhas Cruz de Sangue” a familiares de policiais militares mortos em serviço e àqueles que se feriram durante o desempenho da função.

A homenagem foi realizada durante a cerimônia de encerramento da Feira Internacional de Segurança e Defesa, no Centro de Exposições Imigrantes, com a presença também da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin.

“Essa é a mais importante solenidade militar, nos passa uma enorme emoção, porque esses policias tiveram mais que um ato de coragem. Tiveram um ato de heroísmo. Mas mais do que um ato de heroísmo, um ato de amor ao próximo, para que o cidadão tenha uma vida mais segura”, disse o governador ao anunciar que a prioridade absoluta do Estado é a segurança pública.

Emocionadas, cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a tradicional cerimônia instituída pelo então governador Mário Covas, em 1998, para homenagear a coragem, o desprendimento e, principalmente, a voluntariedade do policial na situação de risco.

Os familiares de 24 policiais mortos receberam das mãos do governador as medalhas de ouro. “Apesar de triste, estou muito orgulhosa pela homenagem. Meu marido sempre dizia que queria morrer trabalhando”, disse Fátima de Oliveira Paiva, mulher do soldado Diógenes Barbosa Paiva, da Casa Militar, morto em 22 de outubro do ano passado, por assaltantes. “A Polícia Militar era a vida de meu pai”, completou o filho de Paiva, Roni Peterson, de 11 anos.

Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e do comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Alberto Silveira Rodrigues, o governador cumprimentou um a um os familiares dos policiais mortos.

“Nós não matamos. Nós agimos na proteção das pessoas de bem, na proteção das pessoas idôneas”, disse o comandante geral da Polícia Militar, durante a solenidade, ao comentar um artigo jornalístico. “A afirmativa do catedrático é injusta, incorreta e inverídica; basta olhar aqui quanto policiais feridos por pessoas de má índole”, desabafou.

As medalhas de prata foram concedidas a dois policiais aposentados por invalidez depois de confronto com marginais. A entrega foi feita pelo secretário-adjunto da Segurança, Marcelo Martins de Oliveira, e pelo sub-comandante geral da PM, Fernando Pereira.

Para o sargento Cláudio Monte, de 41 anos, na PM do Guarujá há 19 anos, receber a Medalha Cruz de Sangue, de prata, representa uma grande alegria. “Estou muito emocionado. Apesar de ferido e não poder mais trabalhar, a PM é minha vida.”

Vários coronéis da PM homenagearam 99 policiais com a Medalha Cruz de Sangue de bronze. Esses policiais foram feridos e tiveram de ficar afastados do serviço temporariamente. Entre eles, o policial Diógenes Barbosa Paiva, veio de Taubaté. “É uma grande honra estar aqui.”

O secretário da Segurança lembrou que a Polícia Militar realizou mais de 50 mil operações no ano passado em que resultaram em mais de 23 mil prisões. “Os números mostram que a opção da polícia do Estado é pela vida”, comentou.

Interdefesa 2003

A 2ª edição da Feira Internacional de Segurança e Defesa (Interdefesa), aberta na última terça-feira, dia 6, no Centro de Exposições Imigrantes, contou com 52 estandes, 82 expositores e mais de 120 produtos destinados à defesa patrimonial e pessoal, com ênfase em munições não letais.
Cerca de 18 mil pessoas visitaram a feira, que teve o apoio da Secretaria da Segurança Pública e de empresas privadas, para a difusão de tecnologia e novidades na área de segurança e defesa.

A Inderfesa 2003 gerou 3 mil empregos temporários e trouxe entre as novidades de equipamentos o gás lacrimogêneo tríplice, que se fragmenta em três para não atingir as pessoas, além de empresas de transporte aéreo e sistemas de comunicação.

Vários seminários, entre eles o Internacional de Gerenciamento de Crises e o de Polícia Ambiental, foram realizados. O 3.º Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil também integraram a Interdefesa 2003.

Lilian Santos