Policiais civis e militares recebem Troféu Marco da Paz

Evento será nesta terça-feira, dia 29

ter, 29/11/2005 - 11h23 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, quatro integrantes da Polícia Civil e outros quatro da Polícia Militar serão homenageados com o troféu ‘Marco da Paz’, que visa reconhecer os serviços prestados pelos profissionais à sociedade. A iniciativa é da Associação Comercial de São Paulo.

A 2ª tenente Fernanda Carolina Marques Flório, do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M); o 1º sargento Carlos Sérgio de Oliveira, do Comando de Policiamento de Área / Metropolitano, no Centro da Capital (CPA/M1); o soldado Rogério Bastos da Silva, do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/M); e o cabo Edvaldo Profiro de Moraes, do 11º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) serão os premiados da Polícia Militar.

Já os selecionados da Polícia Civil são: equipe operacional da 1ª Delegacia Seccional de Polícia Equipe Terra Foz e Terra Golfe, com os investigadores Júlio César Rosa e Roberto Cândido Jordão; o escrivão de Polícia do 4º Distrito Policial, Nelson da Silva Pereira; a delegada do 78º Distrito Policial, Elisabete Ferreira Sato; e o delegado do 77º Distrito Policial, Francisco José Alves Cardoso.

Para o evento, já estão confirmadas as presenças do secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho; e também do diretor superintendente da Distrital Centro, Marcelo Flora Stockler. A solenidade será na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), na rua Galvão Bueno, 868, no 2º andar, na Liberdade, na Capital.

Merecimento

A escolha das oito pessoas que serão premiadas se baseou no trabalho desenvolvido. No caso da 2ª tenente Fernanda, o reconhecimento se deu graças ao seu desempenho no comando das equipes durante a ‘Operação Cracolândia’. A ação pretendia diminuir a criminalidade no Centro.

O 1º sargento Oliveira receberá o troféu por ter se dedicado na organização do concurso de seleção para soldados temporários da PM, preparando os locais da prova e possibilitando a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF).

Já o soldado Silva foi convidado para a solenidade graças à sua eficácia. Quando estava a caminho de sua cidade, suspeitou de uma mulher no ônibus. Ao revistar sua bolsa, encontrou 544 gramas de cocaína. Ele levou a acusada até o local em que as viaturas os aguardavam. Já o cabo Moraes prendeu dois acusados de associação para o tráfico no mês de março.

A delegada Elisabete ganhará o prêmio pela sua atuação no 78º Distrito Policial, por esclarecer 102 crimes, além de apreender drogas, armas, carros, flagrar crimes contra o patrimônio e capturar condenados pela Justiça.

A atuação do delegado Cardoso na delegacia, situada na região de Higienópolis, Santa Cecília e Elevado Costa e Silva, possibilitou algumas ações sociais com a Prefeitura da Capital e da Polícia Judiciária. Parte do resultado de seu trabalho são os 98 crimes esclarecidos.

Os investigadores César e Jordão serão homenageados pelas operações realizadas em apoio às delegacias e seccionais. Já foram 66 ações policiais. E o escrivão Pereira foi reconhecido pelo auxílio nos inquéritos policiais.

Renata de Salvi, Assessoria de Imprensa da Segurança Pública