Polícia paulista recebe equipamentos de última geração para manipulação de explosivos

Alckmin participou de formatura de mais 237 soldados e entregou 70 novas viaturas para a Polícia Militar

qua, 12/03/2003 - 14h21 | Do Portal do Governo


O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar paulista passa a contar com equipamentos de ponta para manipulação de explosivos comparáveis apenas, na América, aos utilizados nos Estados Unidos. A entrega dos equipamentos foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 12, na região central da Capital, após a cerimônia de formatura de mais 237 policiais militares. Alckmin também entregou 70 novas viaturas à Polícia Militar. “Nosso compromisso é fazer da Polícia de São Paulo a melhor de sua história. Isso se faz com trabalho e investindo sempre”, afirmou o governador.

Os equipamentos recebidos pelo Gate são: robô para remoção de artefatos explosivos; equipamento de raio X de última geração para visualizar objetos suspeitos, como pacotes e valises; canhão disruptor para desmantelar cargas explosivas, evitando a explosão; roupa anti-fragmentação para manipulação de artefatos explosivos, com capacidade para suportar fragmentação de até 1,2 quilo de explosivos; manipulador robótico de explosivos, para manipulação e remoção de artefatos suspeitos em locais de difícil acesso ou onde haja necessidade de manipulação ou remoção sem o robô; detector de carta bomba; kit de remoção de explosivos, para remoção por um mecanismo de roldanas, desativação e abertura de portas de veículos a uma distância segura; kit de negociação, contendo uma micro câmera com áudio, onde imagens são mostradas em tempo real, para auxiliar a equipe tática em ocorrências que envolvam reféns; aparelhos ópticos, como binóculos, lunetas de espotagem e telêmetros laser, para que se possa obter visão privilegiada da área da ocorrência; rádio de comunicação para membros da equipe de negociação; coletes, joelheira, cotoveleira, luva de nomex (para melhor empunhadura com o armamento), óculos de proteção, lanterna tática, cantil tática e balaclava nomex, uma espécie de máscara de proteção.

Das 70 viaturas entregues nesta quarta-feira, 26 veículos, todos modelo Blazer, foram destinados aos 1º Batalhão de Choque da Rota; cinco viaturas modelo Corsa foram para o 7º Batalhão da Polícia Militar-M; 19 carros modelo Parati, para a Companhia Tática; e 20 veículos, sendo quatro Blazer e 16 Parati, foram para a Corregedoria. “O Governo é totalmente transparente. Não há nenhuma polícia no País que tenha a corregedoria que São Paulo tem. Na Polícia Militar são 600 policiais só trabalhando na corregedoria para tirar o mau policial. Entregamos aqui 20 carros só para a Corregedoria. Eles foram comprados no ano passado, não foi agora. A Polícia Civil criou sete Corregedorias Regionais e duas leis novas, que é a Via Rápida”, ressaltou Alckmin.

Já os 237 soldados que se formaram vão atuar na Capital, sendo que 52 vão para a Rota; 64 para o 2º Batalhão de Policiamento de Choque (BPCh); 60 para o 3º BPCh e 61, para o Regimento da Cavalaria 9 de Julho.

Na terça-feira, dia 11, mais 281 policiais puderam ser deslocados para o policiamento de rua, com o início das atividades de 281 agentes especiais de vigilância que foram contratados para assumir a guarda de muralha.

O governador lembrou que, graças ao trabalho que a polícia vem realizando, o Estado não está enfrentando, atualmente, um período de crise. “São Paulo está dando o exemplo de que é fora da crise que a gente tem de investir mais para que as crises não ocorram”, disse.

Na opinião do secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, a ação da polícia já está gerando a sensação de segurança. “A sensação de segurança é um investimento que não se enxerga mas que se sente. Em tempos de paz é que se busca melhorar e o Governo está investindo pesado na Segurança Pública”, afirmou.

Veja mais fotos

Álbum 2
Álbum 3

Cíntia Cury