Polícia Militar recebe mais 1.266 soldados temporários

Eles atuarão por um ano em atividades exclusivamente internas. Prazo poderá ser prorrogado por mais um ano

dom, 15/08/2004 - 13h22 | Do Portal do Governo


A Polícia Militar de São Paulo recebeu mais 1.266 soldados temporários. A cerimônia de formatura foi realizada neste domingo, dia 15, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. Os novos soldados são jovens, com idade entre 18 e 23 anos, que vão exercer, pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, atividades exclusivamente internas, como Guarda de Quartel ou auxiliares administrativos. “É um estágio que pode durar até dois anos. E a condição para participar deste programa é que o jovem continue estudando” enfatizou o governador.

Os formandos, 288 mulheres e 978 homens, receberão dois salários mínimos por mês e deverão atuar nas regiões da Capital e Grande São Paulo. Além dos 1.266 jovens que se formaram hoje na Capital, outros mais de 1,4 mil estão se formando no Interior de São Paulo. Ao todo, a Polícia Militar está recebendo, neste domingo, 2.737 soldados temporários.

Os novos soldados foram aprovados em concurso, realizado em janeiro deste ano, no qual estavam inscritos mais de 31,4 mil candidatos.

Em seguida, passaram por um curso preparatório durante 90 dias, com carga horária total de 480 horas/aula. Entre as disciplinas, tiveram aulas de Direitos Humanos; Direito da Cidadania, Direito Penal e Militar; Direito Administrativo; Educação Física; Defesa Pessoal; Pronto Socorrismo; Telecomunicações; Princípios de Hierarquia e Disciplina e outros.

Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, aproveitou para explicar aos formandos e familiares que os soldados temporários não podem ser efetivados na Polícia Militar, já que o ingresso definitivo na corporação depende de concurso público. “Quem quiser se efetivar na Policia Militar, deve prestar concurso. É vestibular, Fuvest, muito estudo e dedicação total. Os que a têm isso como objetivo, devem ter em mente que é preciso dedicação integral para entrar na polícia de São Paulo”, enfatizou.

Saulo Abreu destacou ainda que o soldado temporário é uma chance para o primeiro emprego e que as empresas privadas têm procurado os jovens que saem do programa.

Alckmin destacou que o programa de soldado temporário de São Paulo é pioneiro no Brasil. O soldado PM temporário foi criado em 2002, como parte do Serviço Auxiliar Voluntário. A contratação de seis mil temporários permitiu imediato reforço do efetivo policial nas atividades de policiamento ostensivo e preventivo. Isso porque esses estagiários realizam serviços burocráticos da polícia, permitindo, assim, que policiais militares exerçam as funções ostensiva e repressiva, nas ruas. Nesses dois anos, quase 10 mil soldados temporários se formaram no Estado. “O jovem passa até dois anos como soldado temporário e, passado esse período, cede a vaga para outro jovem por mais um ou dois anos”, explicou o secretário.

Saulo Abreu informou ainda que as obras de reforma e ampliação do Hospital da Polícia Militar estão em fase de finalização e que a unidade deverá ser entregue até o fim deste mês. O secretário lembrou que, com as obras, o hospital vai ampliar a capacidade de atendimento dos atuais 14 mil por mês para 42 mil por mês. Além disso, a unidade passará a contar com uma nova ala de fisioterapia e reabilitação, em parceria com o Hospital das Clínicas.

Cíntia Cury