Polícia Militar realiza congresso internacional de prevenção às drogas

Evento aberto pelo governador Geraldo Alckmin será encerrado no próximo dia 3, em São Paulo

qua, 01/10/2003 - 17h40 | Do Portal do Governo


Evento aberto pelo governador Geraldo Alckmin será encerrado no próximo dia 3, em São Paulo

Com a realização do I Congresso Internacional – A Polícia Militar na prevenção ao uso de drogas e à violência, aberto nesta quarta-feira, dia 1º, a PM de São Paulo irá difundir o conceito de que a informação é a principal arma no combate às drogas. O evento conta com a participação de representantes dos 27 Estados brasileiros, além de convidados da Nova Zelândia e Estados Unidos. O encerramento será no próximo dia 3.

Tratar de drogas é lidar com saúde pública. Além das debilitações decorrentes do uso, o vício também é considerado uma doença. Para o governador Geraldo Alckmin, que participou da abertura do Congresso, o melhor modo de vencer doenças é fazendo a prevenção. “E a melhor maneira de fazer prevenção é com educação e informação”, observou.

A escolha desta data para a realização do Congresso é parte das comemorações dos 10 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. Por este programa, que recebeu nota 9,5 em uma recente pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria da USP, os policiais militares vão às escolas e uma vez por semana realizam atividades culturais e educacionais de prevenção às drogas e de elevação da auto-estima dos estudantes.

O Proerd é desenvolvido para os alunos da 4ª série. Nessa época, as crianças estão normalmente com 10 ou 11 anos, idade em que começam a sofrer uma influência maior do meio externo. Até a 4ª série, os alunos têm apenas um professor, que muitas vezes é considerado um amigo e conselheiro. Já na 5ª série, o sistema educacional é bastante diferente e eles têm de estar preparados. Segundo o comandante da Polícia Militar, Alberto Silveira Rodrigues, o Proerd ensina as crianças a serem adolescentes. “E isso é fundamental para no futuro se tornarem adultos responsáveis”, defendeu.

O chefe de treinamento do Proerd, Carlos Eduardo Righi, também enfatizou a necessidade de debater o assunto com os jovens. De acordo com ele, a “educação negativa”, que acontece nas propagandas de cigarro e álcool, tem grande alcance entre os adolescentes. “Então, a ‘educação positiva’ também pode obter grande alcance”, comparou.

Righi alertou que as pessoas informadas sobre as drogas e que contam com programas de prevenção nas escolas têm mais chance de não se envolverem. “O slogan é ‘drogas: salve-se quem souber’ e não salve-se quem puder”, analisou. Ele disse ainda que, ampliando as informações, a demanda por drogas tende a cair e, como conseqüência, a oferta passa a não ter sentido.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, compartilha dessa opinião. Segundo ele, tráfico de drogas se combate não só com repressão. “Isso nós já temos feito. Nós apreendemos em São Paulo mais droga do que a Polícia Federal no Brasil todo. Só este ano foram 17 toneladas apreendidas, um recorde no País. Mas tem também o aspecto da prevenção, pois o jovem precisa aprender a dizer não às drogas”, finalizou.

Rogério Vaquero