Polícia Militar lança CD e Roteiro Cultural de São Paulo

Essa foi a homenagem prestada pela polícia aos 450 anos da cidade de São Paulo.

dom, 25/01/2004 - 22h09 | Do Portal do Governo


Com um grande show musical da Banda Sinfônica da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo regida pelo Major PM Antonio Carlos Martins Fernandes, foi lançado, neste domingo, dia 25, o Roteiro Cultural da Polícia Militar e o CD A Polícia Militar na Festa dos 450 anos de São Paulo, na Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, na Capital.

‘Essa é a primeira vez na história que a Polícia Militar do Estado abre as portas de seus prédios históricos para a visitação pública’, disse o governador.

Para ele, a homenagem da PM aos 450 anos da cidade de São Paulo é um ato de histórico. ‘Ele uniu dois aspectos importantes, primeiro a cultura e depois a história dos 172 anos de trabalho da Polícia Militar, que vai levar à população a descobrir um pouco dessa história’, acrescentou.

O “Conheça São Paulo com a Polícia Militar” contou também com a presença do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, da secretária da Cultura, Cláudia Costin, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues.

Durante a apresentação da Banda Sinfônica, da Camerata e do Jazz Band da PM, os convidados puderam apreciar as vozes de Inezita Barroso, Agnaldo Rayol, Clayber de Souza, Mario Zan, autor da música Quarto Centenário, e da policial Renata, que acompanharam o Corpo Musical.

Muito aplaudido, Agnaldo Rayol fez questão de dizer que em seus 47 anos de carreira, apesar de carioca de nascimento, é paulistano de coração e se orgulha muito da Polícia Militar de São Paulo. ‘Sem dúvida nenhuma, a Banda Sinfônica da PM é uma das melhores do mundo’ disse o cantor pedindo aplausos ao Corpo Musical e ao Coral de Vozes da PM e de convidados, com os quais se apresentou.

Durante o lançamento, os convidados apreciaram o repertório do CD “A Polícia Militar na Festa dos 450 anos de São Paulo”, gravado pelo tradicional Corpo Musical da Polícia Militar, que traz entre outras canções o Hino Nacional, Canta Brasil e Brasileirinho.

História

Entre os prédios históricos que poderão ser visitados, depois de agendamento pelo telefone (11) 3327-7175 ou pelo endereço eletrônico (5empm@polmil.sp.gov.br), estão o do 1.º Batalhão de Choque Tobias Aguiar, à Avenida Tiradentes, construído em 1891. O monumento foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inspirado na arquitetura militar francesa. O estilo pós-napoleônico surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. O prédio do 1.º Batalhão de Choque teve como modelo o Quartel da Legião Francesa no Marrocos e foi palco também da Revolução de 1932.

Outra curiosidade do roteiro cultural será conhecer um pouco do Regimento da Cavalaria, na rua Jorge Miranda, na Luz. Lá, os apreciadores da história de São Paulo poderão ver um pouco de uma das mais tradicionais unidades da Polícia Militar. No monumento, construído em 1888, os visitantes poderão ver e até montar em alguns do mais de 200 cavalos e conhecer um pouco mais de suas dependências, incluindo o pequeno museu histórico da instituição.

O Quartel do Comando Geral, à Praça Coronel Fernando Prestes, na Luz, construído em 1952, também está no roteiro. Por lá, os visitantes poderão ver o Jardim Oriental, doado pela Colônia Japonesa, além da Galeria de Fotos de ex-comandantes da instituição centenária. Uma das curiosidades é a foto do ex-presidente do Brasil general João Batista de Figueiredo, que também comandou a Polícia Militar do Estado. O vitral do Bandeirante Fernão Dias Paes – “O Anhangüera” pode ser visto já na entrada do prédio.

Lilian Santos / Macedo Júnior