Polícia Militar ganha reforço com a formatura de 321 soldados

Policiais vão atuar em seis bairros da Capital

sex, 04/06/2004 - 13h26 | Do Portal do Governo


A Polícia Militar de São Paulo ganhou um forte reforço com o ingresso de mais 321 policiais militares. São 318 soldados masculinos que vão atuar em seis bairros da Capital e três soldados femininos que irão atuar no Interior. A formatura foi realizada nesta sexta-feira, dia 4, no Vale do Anhangabaú, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Os novos soldados vão para os bairros do Ipiranga, Brooklin, Santo Amaro, Cidade Dutra, Interlagos e Tucuruvi. Para Alckmin, a segurança é o grande desafio do mundo atual. “E estes policiais mostraram que têm vocação e coragem para transformar o desafio em profissão”, disse. Ele lembrou que eles passaram por um rigoroso critério de seleção, com mais de 3.500 inscritos. “E após uma forte seleção e o treinamento de um ano, eles vão trazer energia nova à Polícia”, assegurou.

O treinamento é dividido nos módulos Básico e Especializado. No Básico são ministradas aulas nas áreas de Direitos Humanos, Civil, Penal e Administrativo; Juizados Especiais Criminais; Sociologia; Psicologia; Comunicação e Expressão; Medicina Legal e Criminalística; Organização Institucional; Resgate e Pronto-Socorrismo; Educação Institucional; Polícia Ostensiva; Tiro Defensivo I; Doutrina de Polícia Comunitária; e Educação Física. Já no Especializado, as disciplinas são Comunicação Operacional; Escrituração Básica de Polícia Ostensiva; Manutenção e Condução de Viatura; Tiro Defensivo II; e Ações de Polícia Ostensiva.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, ressaltou que atualmente nada tem faltado à Polícia. “A Secretaria da Segurança Pública é a quinta maior empresa do Brasil, com orçamento anual de R$ 7 bilhões. Atendemos cerca de 160 mil ligações por dia no 190; atuamos no combate ao crime, no apoio à população em casos de enchentes; e até no transporte de órgãos”, citou.

Abreu Filho disse ainda que os preços das compras efetuadas pela Secretaria da Segurança são colocados na internet. “Desde o calçado do soldado até as viaturas. Esta é a única Secretaria da Segurança do País que faz isso, permitindo a transparência dos gastos”, assegurou.

Rogério Vaquero