Polícia Militar forma mais 222 sargentos

Eles irão atuar no policiamento preventivo e ostensivo da Capital e Região Metropolitana

sex, 06/02/2004 - 14h06 | Do Portal do Governo


Eles irão atuar no policiamento preventivo e ostensivo da Capital e Região Metropolitana

Após sete meses de intenso treinamento, 222 cabos da Polícia Militar se formaram como sargentos e já estão aptos para exercer as atividades de comando de base na Capital e Região Metropolitana. A formatura realizada nesta sexta-feira, dia 6, foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

Alckmin elogiou o curso de formação de sargentos e o preparo da Polícia. Ele citou os recentes episódios de enchentes na Região Metropolitana, nos quais a Polícia teve papel fundamental no salvamento e resgate das vítimas, como exemplos de competência policial. “Na Polícia de São Paulo não há improvisação. Eles passam por um forte treinamento, estudo e aprendizado prático para depois atuarem”, explicou.

Durante o curso, os novos sargentos tiveram contato com disciplinas como ética, direito, administração, direitos humanos, psicologia, chefia, sociologia, criminologia, informática, tiro defensivo, gerenciamento de crises, policiamento de trânsito, condicionamento físico, defesa pessoal e pronto-socorrismo, entre outras.

Dos 222 sargentos, 192 são homens e 30 mulheres. Alckmin destacou que grande parte dos trabalhos executados pela Polícia Militar é comandado pelos sargentos. A maioria dos formandos (183) irá atuar na área de comando de patrulha. Os outros 39 sargentos irão desempenhar atividades médicas (20), diretoria de apoio (10), e corpo musical (9).

O governador também apontou o crescimento do prestígio da Polícia junto à sociedade. “No último concurso para soldado havia 450 vagas e nós tivemos 43 mil inscritos”, disse, acrescentando que esta é a única profissão em que os homens colocam a vida em risco para defender a democracia e o estado de direito.

Sicoe

Após a formatura, Alckmin inspecionou um caminhão do Corpo de Bombeiros chamado de Sistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe). Ele informou que o caminhão é equipado com computadores e televisões, que permitem o acesso às informações on line sobre incidentes. “Com ele, é possível deslocar todo o comando, não só do Corpo de Bombeiros, mas de outros setores da Polícia, para os lugares onde estiverem ocorrendo incidentes”, afirmou. O secretário Saulo de Castro informou ainda que também há uma sala de situação no próprio veículo, que permite a tomada de decisões. “É o primeiro caminhão deste tipo no Brasil.”

Rogério Vaquero