Polícia Militar da Capital recebe reforço no efetivo e 71 novas viaturas

Os 303 soldados que se formaram atuarão no policiamento de diversas regiões da Capital

sex, 09/01/2004 - 15h22 | Do Portal do Governo

Depois de participar de um vestibular concorrido, com cerca de 5 mil candidatos, e um ano de estudos, 303 policiais militares se formaram na categoria Soldado PM 2ª Classe, nesta sexta-feira, dia 9. A cerimônia de formatura das 164 mulheres e 139 homens que entraram para a corporação foi realizada no Vale do Anhangabaú e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. Mesmo com as fortes chuvas, ele passou a tropa em revista. Alckmin também entregou 71 viaturas para a PM de São Paulo.

Os formandos vão atuar na Capital. Eles realizarão policiamento comunitário, ostensivo e preventivo nas regiões da Vila Maria, Freguesia do Ó, Água Funda e Jardim São Luís.

Também serão destinados ao policiamento da Capital os veículos, 64 automóveis e sete trailers, entregues pelo governador. Os carros modelo Pálio, equipados com rádio e giroflex, irão para o policiamento integrado nas regiões da Lapa, Butantã, Pinheiros, São Matheus, Parque do Carmo, Jardim São Luís, Grajaú, Parque América.

Já os trailers, que compõem uma nova modalidade de policiamento, funcionando como Bases Comunitárias Móveis, irão para os bairros do Aeroporto, Tucuruvi, Tatuapé, Vila Beatriz e Vila Nova York.

“A Base Comunitária Móvel funciona com 10 policiais militares. Dois ficam na Base; dois fazem o policiamento à pé, num raio curto; dois fazem o policiamento de bicicleta, num raio maior; dois fazem o policiamento de motocicleta, num raio ainda mais longo; e dois, o policiamento de automóvel. A própria Blazer que leva a Base Comunitária Móvel, desengata do trailer e, com dois policiais, faz o policiamento na região. Esse trabalho é feito 24 horas por dia”, explicou o governador.

De acordo com Alckmin, essa nova modalidade de policiamento deverá contribuir para que os índices de criminalidade, que já estão diminuindo, caiam mais depressa.

“Com as Bases fixas, o bandido sabe que a polícia está ali e não age no entorno, mas vai para outros locais. A Base Móvel tem o fator surpresa e vem dentro de uma logística de gerenciamento dos recursos da Polícia. Há muito mais agilidade. A Base pode ficar num determinado local pela manhã, noutro à tarde e, à noite em outro. Há um aproveitamento mais eficiente do trabalho da Polícia”, destacou.

Alckmin elogiou o trabalho da Polícia e lembrou que, este ano, PM paulista recebeu, do instituto de certificação International Quality Service, cinco prêmios de qualidade de gestão.

Redução de 25% no número de afogamentos nas praias

Durante a cerimônia de formatura dos novos policiais, o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, informou que o número de afogamentos nas praias paulistas teve uma queda de 25% em relação ao ano anterior graças a um esforço empreendido pelo Corpo de Bombeiros. “Temos um programa no qual agregamos estagiários, mais ou menos como fizemos com os soldados temporários”, explicou.

Os estagiários recebem dois salários mínimos por mês, fardamento e alimentação, além do aprendizado de uma profissão. Saulo Abreu ressaltou que a medida gera empregos.

De acordo com o secretário, os índices de afogamento devem cair ainda mais este ano. A meta é reduzir 40%. Na Operação Verão 2004 foram mobilizados cinco helicópteros, cavalaria, Companhia de Rota, COE, 1645 homens. “Para isso é necessário uma grande logística para deslocar todas essas pessoas”, afirmou.

Cíntia Cury