Polícia Militar: Academia da PM oferece 150 vagas para o curso de oficiais

Processo seletivo será feito pela Fuvest e candidatos podem adquirir manual nas agências do Banespa

sex, 10/09/2004 - 14h03 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o concurso de admissão ao curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. São 150 vagas, com 135 para o quadro de oficiais policiais militares (homens) e 15 para oficiais da polícia feminina. O processo seletivo será feito pelo vestibular da Fuvest e os candidatos podem adquirir o manual por R$ 7,00 nas agências do Banespa.

A taxa de inscrição de R$ 93,00 deve ser paga até o dia 15 em qualquer banco. A ficha de inscrição pode ser entregue entre amanhã e o dia 19, nos postos da Fuvest do Estado, indicados no manual. No dia 19 de novembro serão divulgados os locais dos exames da 1ª fase, com realização prevista para o dia 28 do mesmo mês. As etapas posteriores das provas serão entre os meses de dezembro e janeiro.

Duração do curso

Durante os quatro anos do Curso de Formação de Oficiais, serão dadas 5.975 horas/aula sobre orientação jurídica, administrativa e social, indispensáveis para a formação do perfil do cidadão e do policial comunitário. As aulas ministradas abrangem as áreas administrativa, técnico-policial e de ciências jurídicas (direito penal, civil e direitos humanos). Os alunos recebem bolsa-auxílio, alimentação e alojamento. Durante os dois primeiros anos, estudam em regime interno, mas desde o início trabalham e estagiam nas ruas.

Pré-requisitos

– Ser brasileiro e ter, no máximo, 26 anos completos até 31 de dezembro, exceto para os que já são policiais militares
– Ter concluído o ensino médio ou equivalente comprovado na matrícula
– Ser solteiro (a), exceto para praças da Polícia Militar
Estar quite com as obrigações militares, se maior de 18 anos
Não ter registro de antecedentes criminais incompatíveis com o exercício da função
Se funcionário ou servidor público, não ter respondido ou não estar respondendo a processo administrativo que possa incompatibilizá-lo com a função de policial militar
Ter, no mínimo, 1,66 m (homem) e 1,60 m (mulher) – descalços
Se for praça da PM, até o final da inscrição deverá ter comportamento disciplinar, pelo menos, “Bom”, com parecer favorável do seu comandante, com base no atual regulamento disciplinar
Além das provas, o candidato passará por exame médico, físico e psicológico, e terá os antecedentes investigados.

SERVIÇO
Mais informações, candidatos devem entrar no site www.apmbbp5@polmil.sp.gov.br

Hamilton Nascimento
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)