Polícia Militar abre 6.000 vagas para serviço temporário

Jovens de 18 a 23 anos podem se inscrever nos dias 22 e 23 de março

seg, 18/03/2002 - 13h58 | Do Portal do Governo

Além de reforçar o policiamento ostensivo com mais 6 mil homens da PM, serviço temporário vai dar chance para jovens desempregados

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abre inscrições para jovens de 18 a 23 anos incompletos para prestação de serviço voluntário como Soldado PM Temporário. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 15 de março (Poder Executivo, Seção I, Concursos, Segurança Pública, págs 89,90,91), de acordo com a lei 11.064 de 8 de março de 2002. As fichas de inscrição devem ser retiradas nas Companhias e Batalhões da Capital, Grande São Paulo e Interior, de 18 a 21 de março. O candidato será considerado inscrito quando retornar ao local de onde retirou a ficha, nos dias 22 e 23 deste mês, das 8 às 19 horas.

São 6 mil vagas para atividades administrativas, de saúde e de defesa civil, devendo, cada voluntário receber dois salários mínimos. O tempo de serviço será de no mínimo um ano e de no máximo dois. “O Soldado PM Temporário não terá poder de polícia”, explica o tenente-coronel Renato Perrenoud, chefe do setor de Relações Públicas da corporação. O convocado poderá trabalhar em várias funções, como a de digitador, almoxarife ou manutenção.

Para concorrer a uma vaga de voluntário na PM, o interessado deverá estar em dia com as Forças Armadas e com as obrigações eleitorais, além de ter concluído o ensino fundamental e não possuir antecedentes criminais. Outra exigência é a de estar desempregado e gozar de boa saúde. Os documentos necessários são os seguintes: cópia da identidade, ficha de antecedentes criminais, certificado de 1º grau e pagamento de taxa de inscrição de R$ 10,52.

Não serão aceitas no programa pessoas da mesma família. Os inscritos farão uma prova de conhecimentos gerais, no dia 7 de abril, e passarão por testes físico e psicológico. Depois de aprovado, o candidato terá três meses de curso para iniciar a tarefa no mesmo local onde fez a inscrição.

“Com a entrada desses voluntários, a Polícia Militar estará reforçando o policiamento ostensivo com mais 6 mil homens, que antes prestavam serviços burocráticos”, diz Perrenoud. Segundo o tenente-coronel, desde 1997 a PM tem requerido a aprovação do programa, que agora é uma realidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque-PM 0800-555-190