Polícia Florestal agora é Polícia Ambiental

nd

qui, 08/11/2001 - 19h49 | Do Portal do Governo

A Polícia Florestal teve seu nome alterado para Polícia Ambiental, por meio de um decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 8, em solenidade na Secretaria de Meio Ambiente. Também foram entregues 12 viaturas ‘pick-up’ Chevrolet S10, cabine dupla, com motor diesel.

O objetivo da mudança de nome é adequar a denominação e ações desenvolvidas pela corporação, que, além de policiar florestas e áreas de manancial, age também na fiscalização da pesca ilegal praticada em rios, lagos e na orla marítima. Dos loteamentos clandestinos em áreas de preservação, atividades extrativistas e mineradoras ilegais, lixões e bota-fora clandestinos, tráfico de animais silvestres, entre outras atividades que possam causar dano ao meio ambiente.

Além disso, a rearticulação funcional e organizacional possibilitará a criação de uma nova Companhia para atuar exclusivamente na preservação e repressão às infrações e delitos cometidos em áreas de proteção de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo.

Desde 1995, a antiga Polícia Florestal de São Paulo recebeu 365 viaturas e conta hoje com uma frota de 553 veículos. Eles são adequados para patrulhamento em áreas de difícil acesso, pois contam com tração nas quatro rodas, guinchos elétricos e rádio de telecomunicações. A corporação também tem 26 embarcações para patrulhamento em rios, lagos e represas. Os 1.949 policiais responsáveis pela guarda do meio ambiente de São Paulo vêm agindo com sucesso na contenção da perda de cobertura vegetal da Mata Atlântica.

As 12 viaturas entregues servirão para reforçar o patrulhamento na área coberta pelo 3º Batalhão, que abrange os municípios de Santos, Registro, Caraguatatuba, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Tapiraí, Juquiá, Pariquera-Açu, Sete Barras, Jacupiranga, Eldorado, Barra do Turvo, Iporanga, Apiaí, Itaóca, Ribeira, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Bertioga, São Sebastião, Ilha Bela e Ubatuba.

Estavam presentes na solenidade os secretários Marco Vinicio Petrelluzzi, da Segurança Pública, e Ricardo Tripoli, do Meio Ambiente, o comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo, e o comandante da Polícia Ambiental, Clodomir Ramos Marcondes.