Polícia de São Paulo incinera 15 toneladas de drogas

Alckmin lembrou que neste ano foram presos 500 grandes traficantes no Estado. O governador também cobrou uma política de segurança para o Brasil e o r

qui, 30/06/2005 - 13h23 | Do Portal do Governo


A Polícia de São Paulo fez sua parte: prendeu traficantes, apreendeu drogas e incinerou as substâncias. Entretanto, a atitude isolada da polícia paulista não é suficiente para coibir o tráfico de drogas. O governador Geraldo Alckmin destacou nesta quinta-feira, dia 30, no município de Suzano, após a incineração de 15 toneladas de drogas, que é necessário estabelecer uma política de segurança para o Brasil, com o reforço do policiamento nas fronteiras do País.

Alckmin informou que toda a droga incinerada – entre maconha, cocaína, crack, ecstasy e LSD – não foi produzida no Estado de São Paulo. “Tudo isso vem de outros lugares para cá e grande parte vem de outros países. Este fato reforça a necessidade de uma política de seguranaça nacional e de Polícia de Fronteira”, cobrou o governador.

A incineração foi feita em um forno com temperatura de 1.000º Celsius. Depois, as cinzas passaram por um outro forno, para evitar qualquer tipo de poluição do ar. Alckmin destacou que nos cofres do Denarc há mais 50 toneladas de drogas, aguardando autorização judicial para também ser destruída. “E aqui em São Paulo são feitas contraprovas das substâncias apreendidas. Em seguida, toda a droga é monitorada por um chip até a incineração. Isso evita o risco de ser incinerado um outro produto e a droga ser desviada”, explicou.

Crime organizado

Somente neste ano, foram presos 500 grandes traficantes no Estado de São Paulo. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, elogiou o trabalho da Polícia, que com sistema de inteligência está conseguindo localizar e prender estes criminosos. Segundo Castro Abreu, a ONU divulgou a informação que o tráfico de drogas movimenta cerca de US$ 360 bilhões no mundo anualmente. Alckmin lembrou que a polícia paulista tem prendido chefes de crime organizado até mesmo em outros países da América do Sul. “São traficantes que tentam comandar o crime aqui no Brasil”, alertou.

O governador ressaltou que a ocorrência de homicídios vem diminuindo no Estado de São Paulo. “Esses crimes vêm aumentando em quase todo o País, mas aqui tiveram forte diminuição devido aos investimentos em pessoal, tecnologia e sistema prisional”, comparou. De acordo com ele, São Paulo está aguardando os recursos dos Fundos de Segurança e Penitenciária, do Governo Federal. “Os recursos destes fundos estão 60% contingenciados e o restante ainda não foi repassado, apesar de já estarmos no meio do ano”, disse.

Prevenção

Também foi enfatizada, durante a incineração, a importância de previnir a população sobre os males causados pelas drogas. O governador lembrou que o Programa Proerd, realizado pela Polícia Militar, leva orientações aos estudantes nas escolas, além de distribuir uma cartilha aos pais dos alunos. “Além disso, também estamos ampliando o atendimento médico aos usuários de droga, pois isso é uma questão de saúde pública”, reforçou Alckmin.

Rogério Vaquero