Polícia Civil recebe mais 58 viaturas

Os carros foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 17

seg, 17/06/2002 - 16h49 | Do Portal do Governo


A frota de veículos da Polícia Civil foi mais uma vez ampliada na Capital com a entrega de 58 viaturas zero quilômetro, nesta segunda-feira, dia 17. Os carros, modelo Santana, serão distribuídos para o Departamento de Investigação contra o Crime Organizado, Corregedoria da Polícia Civil, Departamento de Polícia Judiciária, Academia de Polícia, Departamento de Administração e Planejamento da Polícia e Departamento de Registros Diversos.

A aquisição destas viaturas contou com investimentos de R$ 1,1 milhão pelo Governo do Estado. O governador Geraldo Alckmin enalteceu o trabalho dos policiais. Segundo ele, esta é a única profissão em que o funcionário arrisca a própria vida, diariamente, em prol da defesa da sociedade.

A entrega de veículos, equipamentos de qualidade, armas possantes, escudos e o aumento do efetivo policial são algumas ações do Governo para apoiar o trabalho das Polícias. “Chegamos a 126 mil policiais no Estado. Esse número é 18% superior ao que havia em 1994”, comparou Alckmin. Ele também citou a expansão do trabalho de inteligência da Polícia, o Infocrim, para toda a Grande São Paulo e o Programa de Segurança das Escolas como importantes medidas.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que os índices de criminalidade estão caindo porque a Polícia está chegando antes do crime acontecer. “Entregamos recentemente outros 202 carros para a Polícia Civil. Foram veículos descaracterizados para despistar os bandidos”, explicou o secretário. Ele também lembrou que a Polícia Civil recebeu 126 carabinas nos últimos dias.

Delegacias “Padrão Poupatempo”

O Estado de São Paulo terá 15 Delegacias “Padrão Poupatempo” até o fim do ano, sendo 10 na Capital e cinco no Interior. A primeira foi inaugurada no último domingo no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. “Estávamos chamando de Delegacias Poupatempo, mas vamos mudar o nome para não dar confusão. Não são locais para tirar documentos. São delegacias com o ‘padrão Poupatempo’: rápida, ágil, com padrão de qualidade”, afirmou Alckmin.

O governador informou que a tendência é a de que todas as delegacias comecem a se adaptar a este novo modelo. Ele destacou que nestas unidades não haverá nenhum preso. “É uma beleza, com design novo, toda informatizada, pessoal bem treinado, estagiários de psicologia e serviço social, sala de espera com as revistas da semana, entrada separada para as pessoas que foram vítimas e para as que estão indo por outras razões”, disse.

A próxima delegacia deste modelo será implantada no bairro do Itaim Paulista. As cinco unidades fora da Capital estarão localizadas em São Bernardo, Santos, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba.

Rogério Vaquero