Polícia Científica paulista assume perícia no caso Serrambi

Pedido foi feito pela Justiça de Pernambuco

seg, 24/11/2003 - 16h19 | Do Portal do Governo

Pedido foi feito pela Justiça de Pernambuco

A Polícia Técnico-Científica de São Paulo vai ajudar a Justiça de Pernambuco a tentar esclarecer o misterioso assassinato de adolescentes de 16 anos, conhecido como o Caso Serrambi. Peritos receberam materiais como ossos, dentes, roupas, projéteis e amostras de solo, trazidos no último dia 21 pela delegada do caso, Lenise Valentim, e pelo médico-legista e professor da Universidade de Pernambuco, Railton Bezerra.

As adolescentes Tarsila Gusmão e Maria Eduarda Dourado desapareceram dia 3 de maio. Elas estavam hospedadas em uma casa da Praia do Serrambi, em Porto de Galinhas, um dos locais turísticos mais famosos do Brasil. As supostas ossadas das vítimas foram encontradas dez dias depois, em uma estrada de um canavial do distrito de Camela, em Ipojuca.

A primeira providência dos peritos será confirmar, por meio de exame de DNA, se as ossadas localizadas pertencem às vítimas. Para isso, os peritos vão extrair o DNA do material retirado dos esqueletos, como ossos e dentes, para fazer a comparação com o sangue colhido dos pais das garotas.

O Setor de Laboratórios fará análise das roupas encontradas e dos projéteis recolhidos para verificar a presença de sangue e de outras substâncias. Além disso, será feita comparação de solo do local de encontro das ossadas com as amostras de solo retirado de uma Kombi. Há suspeita do envolvimento de kombeiros (perueiros) no crime, pois elas foram vistas entrando em um desses veículos.

Todo o material foi encaminhado ao superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, pela juíza de Pernambuco, Ildete Verríssimo de Lima. A delegada Lenise Valentim e o legista Railton Bezerra reuniram-se com o diretor do IC (Instituto de Criminalística), José Domingos Moreira das Eiras, e acompanham o início da perícia. Estão envolvidos os trabalhos peritos do IC e médicos-legistas do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo.

Antônio Carlos Silveira
Da Secretaria da Segurança Pública