Polícia ambiental: Patrulhamento rural garante segurança das comunidades do campo

Principal objetivo é combater a marginalidade

seg, 04/08/2003 - 16h12 | Do Portal do Governo

O Programa de Patrulhamento Rural, criado para enfrentar um problema até então sem solução – a marginalidade migrando para o meio rural – foi criado em maio deste ano pela Polícia Ambiental, vinculada à Secretaria estadual do Meio Ambiente (SMA). ‘Além da atividade ambiental, os policiais estão sendo requalificados para atender as demandas voltadas à segurança no meio rural’, explica Marcelo Robis, assessor de comunicação. Essa iniciativa foi tomada para atender as expectativas das comunidades que residem no campo, que reclamavam maior presença do policiamento.

O comando da Polícia Ambiental promoveu o treinamento dos policiais, oferecendo cursos para o manuseio adequado de armas de grande impacto, como as pistolas ponto 40, aulas de legislação de segurança e técnicas de abordagem.

Além disso, guarneceu a corporação com armamentos pesados e 80 veículos Land Rover, devidamente reformadas, em maio último. O material foi destinado aos batalhões das cidades de São Paulo, Birigüi, Guarujá e São José do Rio Preto.

Polícia do campo

Segundo Robis, comparando dados estatísticos das ocorrências policiais nos primeiros semestres de 2002 e de 2003, já é possível avaliar alguns resultados do Programa de Patrulhamento Rural.

De janeiro a junho deste ano, 18.173 pessoas foram revistadas em todo o Estado pela Polícia Ambiental, 3.871 pessoas a mais que no ano passado. As fiscalizações de veículos e condutores também cresceram, assim como as operações de policiamento preventivo, que de 2.734 nos primeiros seis meses de 2002 chegaram a 4.607 no mesmo período deste ano.

As estatísticas de 2003 também registram dados novos, como o número de furtos, detenções por porte ilegal de armas, consumo ou tráfico de drogas e prisões de pessoas procuradas.

O tipo de ocorrências, mesmo as de natureza ambiental, também mudou. É o caso da apreensão de 30 mil rótulos de vidros de palmito e milhares de vidros em uma empresa, em Campinas. Ações dessa natureza ocorriam na mata, levando à prisão dos criminosos próximos à palmeira derrubada ou em veículos transportando os palmitos ‘in natura’.

As unidades policiais integram os quatro batalhões localizados em São Paulo, Birigüi, Guarujá e São José do Rio Preto.

Osmar Soares
da Secretaria do Meio Ambiente
C.A