Planejamento: Seade realizará pesquisa para o Metrô sobre origem e destino

Último levantamento foi realizado em 1997

sex, 04/10/2002 - 11h36 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, realizará a Pesquisa de Origem e Destino a pedido da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). O último levantamento foi realizado em 1997.

A próxima aferição tem por objetivo detectar aspectos relacionados às mudanças na estrutura da oferta de transporte, nas condições de circulação e de mobilidade, bem como nas características socioeconômicas da população residente na Região Metropolitana de São Paulo.

A pesquisa irá levantar dados e informações que permitam a criação de indicadores de viagens elaborados, por exemplo, por meio de número de viagens por pessoa e o percentual do número de viagens por transporte coletivo e individual.

A pesquisa de aferição será aplicada em 6 mil domicílios urbanos da Grande São Paulo, distribuídos em 134 zonas, das quais 96 no município de São Paulo e 38 nos demais municípios da Região Metropolitana.

Os resultados possibilitarão que a Companhia do Metrô ajuste os estudos sobre as necessidades de intervenções e investimentos no sistema de transporte metropolitano.