Planejamento: Revista da Fundação Seade analisa os temas pobreza e trabalho

Publicação faz análise das políticas sociais, da segregação socioespacial e da violência na cidade de São Paulo

ter, 19/07/2005 - 18h22 | Do Portal do Governo

A revista São Paulo em Perspectiva, editada pela Fundação Seade, está lançando o número 4, do volume 18, de outubro/dezembro 2004, cujos temas “Pobreza e Trabalho” têm como objetivo completar as análises sobre políticas sociais apresentadas nas três edições já publicadas desse volume. Os números anteriores discutiram “Controle Social: segurança e cidadania”; “ Políticas Públicas e Sociais”; e “Previdência e Saúde”.

A redução dos níveis de pobreza e a geração de mais e melhores postos de trabalho estão presentes há anos, tanto nos debates acadêmicos quanto nas agendas do poder público, permeando discursos políticos e integrando planos de governos.

Com objetivo de contribuir para o traçado de novos caminhos, a São Paulo em Perspectiva discute sobre pobreza, abordando, com focos distintos a política de combate à pobreza do governo do Estado de São Paulo; a trajetória da constituição dos direitos civis e os limites decorrentes das práticas de segregação da pobreza no encaminhamento das demandas atuais da juventude; a proposta de uma política social de metas de redução da pobreza; e a importância da incorporação de estratégias espaciais à formulação e implementação de políticas sociais.

As questões relativas ao trabalho são enfocadas sob diversos aspectos: desde o Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador; o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil; até as Comissões Municipais de Emprego, além de um estudo de caso que mostra a pertinência da coordenação de atores em torno de políticas locais para enfrentar os efeitos da reestruturação das empresas sobre a desigualdade de gênero e de raça.

Finaliza a edição, o texto que discute a segregação socioespacial e a violência na cidade de São Paulo e, com abordagem peculiar, apresenta referências para a formulação de políticas públicas mantendo a tradição da revista de abrir espaço para trabalhos não apenas centrados nos temas do número, mas também que tragam substancial contribuição ao debate.

A revista São Paulo em Perspectiva pode ser adquirida no Publishop da Fundação Seade, na Av. Cásper Líbeiro , 478, ou consulte aquiaqui a íntegra dos artigos.

Assessoria de Imprensa/Seade