Planejamento: Região Metropolitana de Campinas discute o futuro

As oficinas serão realizadas nesta quinta-feira, dia 28

qua, 27/11/2002 - 20h43 | Do Portal do Governo

Qual a metrópole desejável em 2020 para a população da Região Metropolitana de Campinas? Para responder a essa questão, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa) promovem quatro oficinas de trabalho (reuniões monitoradas) por sub-regiões, com a participação de lideranças da administração pública, setor empresarial e sociedade civil.

A primeira oficina será realizada nesta quinta-feira, dia 28, das 8h30 às 18 horas, na Prefeitura de Indaiatuba (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 – Jardim Esplanada II), com a participação de representantes dos municípios de Itatiba, Valinhos e Vinhedo, além de Indaiatuba.

Os resultados dessas oficinas serão essenciais para conformar uma visão de futuro desejado para a Região, primeiro passo na formulação do Plano Integrado de Transporte Urbano – PITU 2020, que está sendo desenvolvido pela Emplasa.

A visão de futuro consiste na explicitação das características da metrópole que se deseja para 2020, horizonte do Plano, e reflete as expectativas e aspirações da sociedade sobre o futuro desejado.

Ela deverá subsidiar a definição de objetivos a serem alcançados pelo Plano e a elaboração de alternativas estratégicas para que se possa enfrentar as demandas em transportes de passageiros e identificar o sistema mais adequado para a RMC.

O PITU 2020 visa, num primeiro momento, resolver os problemas de transporte da Região, que, atualmente, apresenta sistemas de transportes inadequados, com oferta insuficiente e tráfego estrangulado, causando perda da mobilidade e deterioração da qualidade de vida.

Pretende ser um efetivo instrumento de apoio à tomada de decisões sobre o transporte de passageiros, pois terá sua concepção e desenho adequados às características e necessidades do desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Campinas.

As três próximas oficinas de trabalho serão realizadas em Campinas (29/11), Jaguariúna (2/12) e Sumaré (3/12).

C.A