Planejamento: Grande SP discute problemas na Conferência das Cidades Metropolitanas

Evento será realizado no próximo domingo, dia 31

sex, 29/08/2003 - 11h11 | Do Portal do Governo

Déficits habitacionais, problemas de saneamento básico, deficiência de transportes coletivos, congestionamentos e acidentes de trânsito, ocupação precária em áreas de preservação de mananciais e incremento da violência em geral. Esses problemas serão discutidos na Conferência das Cidades da Região Metropolitana de São Paulo que a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa) está organizando para o próximo domingo, dia 31, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Participarão dos debates prefeitos e vereadores dos 39 municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo, secretários estaduais e municipais, representantes de movimentos sociais e populares, ONGs, sindicatos, empresários, concessionários públicos e privados de serviços públicos, além de autoridades estaduais e federais.

A Conferência das Cidades da Região Metropolitana de São Paulo faz parte do processo das Conferências das Cidades no Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento e operacionalizado pela Emplasa e pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, como etapa preparatória da 1a. Conferência Estadual das Cidades, agendada para os dias 26 e 27 de setembro. Este processo culminará com a Conferência Nacional das Cidades, prevista para ocorrer de 23 a 26 de outubro, em Brasília, sob a coordenação do Ministério das Cidades.

Além da discussão, sob a ótica metropolitana, dos 100 itens do Texto-Base relativos a ações que deverão ser desencadeadas nos próximos anos referentes às políticas públicas de moradia, saneamento, transportes, os participantes vão debater a o processo de planejamento na Grande São Paulo.

Essas informações fornecerão subsídios fundamentais para a Emplasa iniciar o processo permanente de planejamento metropolitano, com a elaboração de um novo plano de desenvolvimento para a Grande São Paulo.

Evento:
Conferência das Cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Data: 31/8/03
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Auditório da FAAP (Rua Alagoas, 903 – Pacaembu – São Paulo)

Da Assessoria de Imprensa da Emplasa